Serão produzidas em empresas do concelho à semelhança das que já foram entregues à população

A Câmara de Penafiel vai distribuir máscaras escolares gratuitas a toda a comunidade escolar dos jardins-de-infância e primeiro ciclo. Serão 7.000 máscaras sociais, reutilizáveis e certificadas, produzidas em empresas do concelho.

“O uso da máscara só é obrigatório para os alunos do segundo, terceiro ciclo e ensino secundário e, nesse caso, é da responsabilidade do Ministério da Educação disponibilizar os equipamentos de protecção individual”, referiu Antonino de Sousa.

“Entendemos que faz sentido disponibilizar, já, máscaras aos alunos do primeiro ciclo e jardins-de-infância, e a professores, educadores e auxiliares. É um sinal e, nesta matéria, já percebemos que a questão da confiança é importante”, acrescentou o presidente da Câmara.

Para já, diz, serão 7.000 mas “se forem precisas mais, serão mais”. “Este é um ano completamente diferente dos anteriores e de tudo o que já foi vivido. Os desafios são muitos, as certezas poucas, mas com empenho tudo vai correr bem”, afiançou.

A autarquia vai ainda apoiar as escolas com álcool gel e realizar a desinfecção de estabelecimentos de ensino.

A Câmara Municipal procedeu hoje à assinatura dos protocolos de autonomia financeira com os agrupamentos de escolas. O autarca anunciou ainda que os transportes escolares serão gratuitos para cerca de 5.000 alunos que vivem a mais de dois quilómetros da escola já este ano lectivo.