Este ano, a população de Penafiel vai poder participar na decisão do orçamento municipal. Segundo a autarquia, a Câmara de Penafiel vai avançar com a implementação do Orçamento Participativo, com o objectivo de “motivar a participação e colaboração dos munícipes em projectos interventivos no município em prol do bem-estar da população”.

“O município de Penafiel vai promover a democracia participativa a nível local, assegurando o envolvimento dos eleitos, dos técnicos e dos cidadãos, facilitando a troca de experiências e fortalecendo as práticas em curso. Para esta implementação, vamos contar com o apoio da rede em que estamos inseridos, que integra municípios já com experiências de êxito e cujas metodologias estão testadas com sucesso”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Penafiel.

Com esta medida, a autarquia espera “reforçar a gestão pública transparente, assegurando a produção de informação de fácil utilização e a compreensão por parte de todos os cidadãos”, acrescenta Antonino de Sousa.