Chama-se “trilobitIA”, é um assistente virtual, e estará disponível através de uma plataforma a todos os trabalhadores municipais, com o objetivo de “otimizar processos e melhorar a produtividade no ambiente de trabalho”, explica a edilidade.

Suportado por uma base de conhecimento de conteúdos específicos do município e pela tecnologia de Inteligência Artificial (IA) generativa da Microsoft, o “trilobitIA” é uma solução pioneira no contexto das autarquias, integrada no ecossistema digital do município, que permite uma gestão de conteúdos eficiente.

Este assistente virtual oferece suporte em diversas áreas, incluindo recursos humanos (acolhimento e gestão de pessoas), atividades municipais, conformidade com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), segurança da informação, contratação pública e procedimentos administrativos descritos nas Instruções de Trabalho em vigor.

José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Valongo, sublinha que “a autarquia tem efetuado um forte investimento para estar na vanguarda da tecnologia”. Esta ferramenta, inspirada numa das nove logomarcas do município representa a evolução dos tempos e é “uma oportunidade de dotar os colaboradores de melhores e mais rápidas ferramentas” o que permitirá aperfeiçoar “o atendimento e capacidade de resposta às solicitações” da população.

Já Pedro Pinto Lourenço, diretor executivo da Microsoft Portugal para o Setor Público, destaca o papel transformador da IA na administração pública. O projeto de Valongo “demonstra como a tecnologia pode otimizar processos administrativos e, consequentemente, aumentar a eficiência operacional”. Assim sendo, com a IA, os trabalhadores municipais podem “aceder a informações e tomar decisões de forma mais rápida, utilizando apenas a linguagem natural”, o que leva a “uma gestão mais ágil, eficiente e transparente, mas também permite que os trabalhadores se dediquem a tarefas de maior valor acrescentado, humanizando assim os serviços públicos e melhorando a qualidade do atendimento aos cidadãos, essencial para a transformação digital das autarquias.”

Com o objetivo de continuar a expandir as suas funcionalidades, a “trilobitIA” está a ser constantemente atualizada e, em breve, contará com um modelo de dados mais abrangente, que permitirá uma personalização ainda maior conforme as necessidades dos utilizadores e as áreas de atuação municipal.