A Câmara de Valongo vai pagar quase meio milhão de euros pelo edifício do antigo cinema de Ermesinde, tendo como objectivo transformá-lo no “pólo cultural”.

A pretensão já tinha dado a conhecer em 2019, mas só no ano passado foi formalizada a proposta junto do proprietário do espaço, o Centro Social de Ermesinde.

A autarquia anunciou agora que o imóvel, “devoluto desde os anos 90”, foi comprado hoje por 475 mil euros, tendo sido realizado o acto da escritura pública de compra e venda.

A meta é que se transforme num “equipamento inclusivo aberto às artes, designadamente performativas, plásticas e circenses”.

“Finalmente conseguimos adquirir este edifício que faz parte da identidade cultural e da memória colectiva de Ermesinde, devolvendo assim à cidade um dos seus primeiros e principais pólos culturais. Agora já podemos avançar com o projecto de reabilitação como equipamento cultural ”, refere o presidente da Câmara, José Manuel Ribeiro, citado em nota de imprensa. “O projecto já está a ser desenvolvido e temos esperança de que se inicie em breve o processo de recuperação deste património cultural”, adianta ainda o autarca.