São “cerca de 30 mil” livros que a Câmara Municipal de Lousada já ofereceu ao abrigo do Plano Municipal de Leitura, não só a alunos dos vários graus de ensino, mas também a bibliotecas escolares.

Para o vereador do município, com o pelouro da Cultura, Manuel Nunes, esta iniciativa traduz-se num “exemplo de boas práticas no país” nesta área.

Ainda neste contexto, a novela ‘Dieta de Poesia, da autoria de Afonso Cruz, está a percorrer vários espaços públicos de Lousada, uma representação que também se insere no âmbito deste plano.

Nesta ‘dieta’, António, o Bazulaque, é o protagonista que, a par com outras personagens criam “situações inusitadas e fins inesperados”, de forma a envolverem as plateias, refere o município que relembra que esta é uma das obras que a Câmara Municipal está a distribuir aos alunos do 12.º ano, no âmbito deste plano iniciado em 2015.

Já aconteceram apresentações nas escolas secundárias Dr. Mário Fonseca, em Nogueira, e de Lousada Oeste, Nevogilde, que contaram com a participação da Jangada Teatro, tendo assistido centenas de alunos que, no final, foram desafiados a participar no concurso “Ler Lousada” que oferece prémios em livros para os concorrentes e as respectivas bibliotecas escolares.

Manuel Nunes, que dinamizou as sessões, deu enfase à “mobilização de escritores, ilustradores, alunos, professores, bibliotecas, pais e comunidade educativa, num projecto de promoção da leitura e das literacias”.

O Plano Municipal de Leitura congrega também outras iniciativas, nomeadamente oficinas de escrita e de ilustração, encontros com autores, lançamentos de livros, animações da leitura, sessões de teatro e cinema e concursos literários.

Para além destas acções, a edilidade recorda que a edição de obras constitui outro dos aspecto significativos deste projecto. A Câmara Municipal já editou livros para os vários níveis de ensino, como da autora Milene Matos, Álvaro Magalhães, José Fanha e Margarida Fonseca Santos, António Mota, António Torrado, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, e Vítor Oliveira e Ricardo Venâncio. Também de Luiz Oliveira e de vários autores que elaboraram o Livro da Ciência, oferecido aos estudantes do 10.º e 11.º ano de escolaridade, para além de Afonso Cruz.