A Câmara de Lousada associou-se às comemorações do Dia Mundial da Alimentação promovendo várias acções de sensibilização junto da comunidade escolar.

Segundo fonte da autarquia, esta acções visaram promover uma  alimentação cuidada e hábitos de vida saudável.

A autarquia distribuiu um desdobrável com informação diversa sobre hábitos alimentares, com informação sobre cuidados existentes na elaboração das ementas escolares e a importância do consumo de fruta.

Para celebrar a data, a refeição para todos os alunos foi pizza confeccionada de uma forma artesanal, para demonstrar que é possível criar refeições alternativas divertidas e saudáveis. Os ingredientes foram molho de tomate caseiro, curgete, pimentos, milho, frutas, queijo ralado e fiambre de peru.

A comemoração do Dia da Alimentação inseriu-se na medida de acompanhamento da Fruta Escolar, financiada pelos Ministérios da Saúde e da Agricultura e Pescas.

Segundo a autarquia, as refeições dos alunos do 1.º ciclo já integram, duas vezes por semana, uma peça de fruta, com a finalidade de criar hábitos alimentares saudáveis e correctos, tendo a câmara decidido alargar esta medida aos alunos do pré-escolar assumindo a totalidade dos custos.

Recentemente foi efectuada uma formação para as cozinheiras, com a supervisão da Nutricionista do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Tâmega III – Vale do Sousa Norte.

A partir de Janeiro vão ser elaboradas novas ementas, também da responsabilidade da Nutricionista do ACES, no sentido de promover a diversidade dos pratos servidos aos mais novos nos refeitórios escolares.

Refira-se que a câmara assegura a gestão e o funcionamento de 29 refeitórios localizados nas diferentes escolas do 1.º ciclo e ensino pré-escolar, onde cerca de 2000 alunos almoçam diariamente.

A promoção de hábitos saudáveis é uma das prioridades contemplada nos menus seleccionados que incluem, diariamente, a sopa de legumes, o peixe e a carne, de modo alternado, e ainda a fruta.