CPN Ermesinde (Foto: DR)

A Câmara Municipal de Valongo aprovou um apoio financeiro de cerca de 52 mil euros para o CPN Ermesinde para instalação de bombas de calor, o que vai permitir reduzir a fatura energética e evitar que aquela instituição desportiva feche portas.

Recorde-se que, recentemente, a direcção veio a publico alertar para a possibilidade do clube, um dos mais emblemáticos do concelho, estar em risco de fechar portas devido ao “brutal aumento do custo de energia, sobretudo do gás, e sem o necessário aumento de receitas”. Aliás, o CPN alertava para um aumento da fatura de mais de 52 mil euros, face ao mesmo período de 2019, antes da pandemia.

Caso não conseguissem essa verba, não era só a natação que ficava em causa, mas “todas as outras actividades desportivas, nomeadamente o basquetebol, uma referência nacional, uma vez que é o clube com mais inscritos na federação da modalidade”.

O CPN reconhecia a sua incapacidade financeira para instalar equipamentos que pudessem reduzir a factura energética, como painéis solares e bombas de calor, e chegou a pedir ao Governo, através de uma carta enviada à Secretaria de Estado da Juventude, “financiamento, a fundo perdido, e uma ajuda rápida para a instalação de fontes de energia alternativas” e, consequentemente, mais baratas”.

A ajuda chegou agora, através da Câmara Municipal que reconheceu que o CPN tem feito “um trabalho meritório na promoção e desenvolvimento do desporto” no município, através das suas actividades desportivas. Para além disso, participa em “competições regionais e nacionais”, nas várias modalidades, assim como na realização de eventos, o que prova a “sua grandiosidade”.