Foto: Fernanda Pinto / Verdadeiro Olhar

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira celebra, este sábado, o 86.º aniversário com a apresentação de uma nova viatura pesada.

Segundo o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira, Zeferino Barbosa, o novo veículo, um Mitsubishi Fuso, orçado em cerca de 140 mil euros, foi pago integralmente a expensas da corporação e vem preencher lacuna há muito reivindicada pelo corpo operacional.

“Trata-se de um veículo que nos vai permitir intervir com mais eficácia e eficiência e prestar um melhor socorro”, disse, salientando que o concelho de Paços de Ferreira é presentemente servido por várias vias e auto-estradas e necessitava de um equipamento destes.

Ao Verdadeiro Olhar, o presidente da corporação explicou, ainda, que a viatura ligeira que estava a desempenhar as funções que vão, agora, ser desenvolvidas pelo veículo pesado de desencarceramento, tinha dificuldades em carregar com todo o material que é necessário transportar em situações mais complexas.

Associação adquiriu viaturas, renovou o quartel, criou um museu e reanimou a Fanfarra nos últimos seis anos

O presidente dos Bombeiros de Paços de Ferreira destacou, também, que a associação, nos últimos seis anos, tem feito um esforço ao nível técnico e operacional no sentido de dotar a instituição de melhores meios, equipamentos e mais recursos.

“Nos últimos seis anos adquirimos quatro viaturas, remodelamos o quartel, criamos um museu para viaturas usadas e reanimamos a fanfarra, que é presentemente uma referência no concelho e na região”, disse.

Em matéria de projectos, Zeferino Barbosa recordou, que a associação que lidera pretende construir, no mais curto espaço de tempo, um quartel de recrutamento e formação, um centro de treinos, tendo como objectivo dar resposta às necessidades do corpo operacional em matéria de formação e preparar os bombeiros para actuar em qualquer cenário.

“É um desiderato que gostava de implementar até ao final do corrente ano e que além de servir a corporação de Paços de Ferreira poderia ser utilizado por outras vizinhas”, avançou, frisando que a associação dispõe de um terreno para o efeito, mas falta avançar com a parte da construção (pavimentação, vedação e terraplanagem).

O centro de recrutamento e formação está orçado em cerca de 250 mil euros.

A propósito da formação, Zeferino Barbosa realçou que a associação tem realizado, nos últimos anos, uma aposta nessa área. “Todos os anos, a corporação tem realizado um curso de formandos. Sabemos que os bombeiros estão confrontados com a falta de voluntários, mas temos procurado minimizar este problema”, disse, reforçando que, apesar das dificuldades, a corporação dispõe para a época de fogos florestais, de duas equipas, uma Equipa de Combate a Incêndios (ECIN) e uma Equipa de Incêndios Permanente, ambas com cinco elementos.

“Corporação dispõe de meios para intervir em qualquer cenário”

O adjunto dos Bombeiros de Paços de Ferreira, Jorge Santos, realçou que a instituição dispõe, hoje, de um dispositivo de equipamentos e meios com capacidade suficiente para intervir em qualquer cenário.

“Nos últimos anos a associação operou uma transformação técnica e operacional e adquiriu veículos e equipamentos de protecção individual, o que nos permite prestar um melhor socorro”, assegurou, reforçando que a instituição tem um parque automóvel com cerca de 25 viaturas e um quadro activo com 74 elementos.

A cerimónia do 86.º aniversário inicia pelas 09h00, com o tradicional hastear das bandeiras, seguido de romagem ao cemitério de Paços de Ferreira e celebração de missa.

Pelas 15h45 realizar-se-á a formatura geral, seguindo-se, um quarto de hora depois, a recepção aos convidados e entidades oficiais, bênção da nova viatura e o desfile apeado e motorizado.

O 86.º aniversário dos Bombeiros de Paços de Ferreira termina com um lanche/convívio.