As associações humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Freamunde (Paços de Ferreira), Lordelo (Paredes) e Lousada estão entre as dezenas de corporações do país que participam na 5.ª edição da campanha Quartel Electrão.

Segundo a Electrão – Associação de Gestão de Resíduos a instituição que recolher a maior quantidade de resíduos de equipamentos eléctricos e pilhas e baterias vai receber um veículo ligeiro de combate a incêndios. Já a segunda maior recolha, será premiada com  5000 euros convertíveis em equipamento de protecção florestal. “Estão ainda previstos prémios regionais, bem como um prémio para a associação de bombeiros estreante que reunir a maior quantidade destes resíduos”, adianta nota de imprensa.

Publicidade

A campanha, que “pretende sensibilizar a população para a correcta separação e encaminhamento para reciclagem dos equipamentos eléctricos e pilhas e baterias usados, convidando-os a participar e a apoiar a causa dos bombeiros, ao mesmo tempo que contribuem para um ambiente mais sustentável”, decorre até 30 de Novembro.

Segundo a organização, nesta 5.ª edição já foram recolhidas 500 toneladas de resíduos.

Estas três corporações da região estão entre as 13 do distrito do Porto que participam. Até Maio, as associações humanitárias do distrito já recolheram 39.676 quilogramas de resíduos.