Foto: Fernanda Pinto/Verdadeiro Olhar

O Ministério da Administração Interna autorizou a celebração de mais 65 protocolos com vista à criação de novas Equipas de Intervenção Permanente (EIP) no segundo semestre de 2022. “No total, são já 734 as EIP autorizadas, estando 553 já em pleno funcionamento”, diz o Governo. “Com a criação destas 65 novas EIP, compostas por um total de 325 operacionais, eleva-se o total de equipas autorizadas para 734 (mais de 3.570 operacionais), mais do que quadruplicando as 169 EIP criadas até 2016”, sustenta a mesma fonte.

Neste lote de novas EIP inclui-se a criação de uma nos Bombeiros Voluntários de Baltar, em Paredes.

Estas equipas, compostas por cinco bombeiros profissionais, serão criadas através de protocolos entre a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, as Câmaras Municipais e as Associações Humanitárias de Bombeiros. São pagas “em partes iguais pela Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil e pelas Câmaras Municipais respectivas”, diz o Ministério. “Os bombeiros que integram estas equipas são caracterizados pela elevada especialização, com competências em valências diferenciadas para actuarem em diferentes cenários”, esclarece ainda nota de imprensa.

Com a criação desta nova EIP passará a haver 15 nas corporações de Lousada, Paços de Ferreira, Paredes e Valongo.

Em Lousada, nos Bombeiros Voluntários de Lousada, há duas EIP em funcionamento. Em Paços de Ferreira há quatro, duas já protocoladas com os Bombeiros de Freamunde, estando uma em funcionamento e a segunda entrará em funcionamento após 1 de Outubro, indica o Governo; outras duas nos Bombeiros de Paços de Ferreira, já a funcionar.

Em Paredes, cada uma das cinco corporações tem agora uma EIP protocolada. Estão em funcionamento as de Cete, Lordelo, Paredes e Rebordosa e arrancará em breve a de Baltar.

O Ministério da Administração Interna confirmou ainda ao Verdadeiro Olhar que em Valongo há quatro EIP protocoladas, estando duas já a funcionar na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Valongo. Nos Bombeiros de Ermesinde há uma em funcionamento e uma segunda entrará ao serviço em Outubro deste ano.

Em Penafiel ainda não há qualquer EIP protocolada.