Foi com inegável alegria e satisfação, que no passado dia 20, Penafiel recebeu um membro do Governo, no caso o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, que veio formalizar com a Autarquia de Penafiel e a Direcção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, o Gabinete de Apoio ao Emigrante.

Esta valência é absolutamente vital, no apoio e entreajuda aos nossos concidadãos que exercem as suas actividades profissionais no exterior, bem como ajudar aqueles que pretendem regressar ao território de origem.

Neste momento existem 133 Gabinetes de Apoio ao Emigrante (GAE) no país, sendo que, com a formalização do de Penafiel, a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM TS), fica com a rede coberta.

De destacar, que esta estrutura é fundamental para Penafiel, porquanto são inúmeros os pedidos de apoio efectuados por concidadãos de Penafiel, espalhados por todo o mundo.

Esta política de proximidade é tão necessária como desejável, para dar maior conforto, eficiência e resposta às constantes reivindicações dos nossos munícipes que fazem parte da ampla diáspora que Portugal conhece.

Mas como uma boa notícia, nem sempre vem só, foi também anunciado pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, que no final deste ano, Penafiel, será o concelho anfitrião do III Encontro Anual dos Investidores da Diáspora.

A escolha da CIM Tâmega e Sousa foi de todo feliz, porquanto os concelhos que a integram conhecem elevados índices de emigração, e de empresários igualmente conhecidos e reconhecidos na diáspora.

Este encontro terá, um efeito catalisador e de criação de sinergias que ajudarão na internacionalização da economia do país, e claro está da nossa região.

Um dos objectivos deste encontro é precisamente mostrar as potencialidades da nossa região, mas também para os mesmos constatarem in loco das condições e incentivos que existem por aqui, para alavancar sectores vitais que nos distinguem positivamente.

Uma das metas é atrair investimento desses nossos compatriotas espalhados por todo o Mundo, que venceram adversidades imensas e que hoje são um exemplo de cidadania nas comunidades de acolhimento.

Penafiel, será o epicentro deste encontro que trará ao concelho mais de 300 empresários, e que constituirá uma enorme vantagem para o concelho e toda a região.

São também com atitudes destas, que vemos a sensibilidade e generosidade da tutela, para com uma região e concelho que merece esta discriminação positiva no leque das opções governativas.

Desta forma, também se ajuda a fazer crescer ainda mais Penafiel.