Numa altura em que todos os penafidelenses ainda aguardam ansiosamente por saber qual o destino dado pela Câmara Municipal de Penafiel ao empréstimo de 2 milhões de euros contraído há menos de 6 meses, somos sobressaltados pela notícia de que a nossa autarquia se prepara para pedir mais 4,5 milhões de euros ao Banco Europeu de Investimento.

São notícias extremamente preocupantes para todos nós, penafidelenses, que nos vemos confrontados com o empenhamento da nossa autarquia para muitos e longos anos.

Não é compreensível que um município que é o quinto pior do país e o pior de todo o distrito do Porto em matéria de prazo de pagamento a fornecedores, demorando mais de 270 dias a honrar os seus compromissos, tenha como única estratégia para resolver os seus problemas financeiros, a contração de mais e mais dívida.

Já diz o nosso povo que “quem paga tarde, paga mais caro” e esta gestão absolutamente ruinosa da Câmara Municipal de Penafiel faz com que o custo de qualquer obra para o nosso município, seja muito superior ao de obras nos municípios vizinhos, uma vez que, esses sim, honram os seus compromissos a tempo e horas.

Como se esta situação não fosse suficientemente preocupante por si só, verificamos que também a Penafiel Verde se prepara para contrair um empréstimo bancário, arrastando a derrapagem financeira da autarquia às empresas municipais do nosso concelho.

Na última Assembleia Municipal, o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, dizia que o Partido Socialista poderia “ficar descansado quanto às contas do município e que a verdade vem sempre ao de cima”.

Infelizmente, a notícia destes novos empréstimos mostram que o Dr. Antonino de Sousa estava apenas parcialmente certo.

Com efeito, errou quando ao descanso com as contas do município, porque nenhum penafidelense poderá dormir sossegado com uma autarquia que, em menos de 6 meses, se prepara para contrair aproximadamente 7 milhões de euros em empréstimos e acertou quando afirmou que a verdade vem sempre ao de cima: a verdade, infelizmente para todos nós, é que a situação financeira da Câmara Municipal de Penafiel é, ao dia de hoje, verdadeiramente ruinosa.

É imperioso mudar os protagonistas políticos em Penafiel, substituindo um projeto político que, dia após dia, dá mostras de um total e completo esgotamento, por um outro que seja capaz de melhorar efetivamente as condições de vida de todos os penafidelenses: esse projeto só poderá ser corporizado pelo Partido Socialista.