A Câmara Municipal de Valongo aprovou, na passada quinta-feira, por unanimidade a atribuição de medalhas de mérito, em prata, à Empresa das Lousas de Valongo; à Fábrica de Biscoitos Paupério; à Fábrica de Biscoitos Diogo; à Padaria Irmãos Moreira; e à Metalúrgica Bakeware Production.

A atribuição das medalhas, proposta por uma comissão para atribuição de medalha de mérito a empresas centenárias do concelho de Valongo, justifica-se, segundo se lê na proposta, pelo “inolvidável percurso de cada uma das empresas e sua intrínseca ligação ao concelho de Valongo e aos seus costumes”.

 

Empresa Lousas de Valongo

Da Empresa Lousas de Valongo pode salientar-se que foi formada nos anos 30 e que adquiriu o activo e passivo da “The Vallongo State & Marle Quaries Company”. Os produtos da Empresa das Lousas de Valongo foram premiados em várias exposições mundiais históricas. Em 1982 os sócios ingleses venderam as acções à família Nunes de Matos que se encontra à frente da empresa. A produção dirige-se fundamentalmente para exportação – 95% – e tem levado o nome de Valongo para diversos países na realização de obras como a fachada da biblioteca Toyoda, no Japão; a fachada da sede da rede de hotéis Four Seasons, em Toronto, Canadá; Boutiques da marca de relógios Hublot em diversas cidades do mundo inteiro, entre outros.

empresa lousas

 

Fábrica de Biscoitos Paupério

A Fábrica de Biscoitos Paupério, que dispensa grandes apresentações, é uma empresa intimamente ligada à história e tradições da região, em especial à indústria da panificação e seus derivados, tendo-se vindo a desenvolver em Valongo ao longo dos tempos, com um forte incremento no século XVIII. O registo da patente “Paupério” remonta ao início do século XX. Actualmente, é gerida pela sexta geração da família Figueira, mantendo uma linha de biscoitos tradicionais com as mesmas receitas utilizadas desde a sua criação. A tecnologia utilizada é ainda muito artesanal, sendo alguns dos equipamentos autênticas peças de museu. A fábrica Paupério tem registado, nos últimos anos, uma taxa considerável de crescimento. Prova disso foi a recente obtenção do estatuto de PMLíder junto do IAPMEI. O crescimento alcançado assenta essencialmente no crescimento do mercado gourmet/mercearia fina em Portugal e na exportação, principalmente no “mercado da saudade” e países asiáticos.

pauperio (2)

 

Fábrica de Biscoitos Diogo

Originária provavelmente do século XVIII, sob regência de el rei D. Pedro II, já a casa onde hoje em dia se fabricam os afamados “Biscoitos Diogo”, existia e a família dedicava-se ao armazenamento de farinhas, e à produção das famosas “Carcaças ou sêmeas” sendo também a agricultura o seu sustento. As receitas dos afamados biscoitos Diogo, são provavelmente muito anteriores a sua fundação. Inicialmente produziam-se cerca de 60 qualidades de biscoitos. Actualmente são cerca de 30 qualidades. De destacar os biscoitos de milho, recentemente premiados, entre os cacos, os digestivos e os coquinhos.

biscoitos diogo (2)

 

Padaria Irmãos Moreira

A Padaria Irmãos Moreira encontra-se na mesma família há várias gerações. A fundação terá sido na viragem do séc. XIX para o séc. XX, tendo sido seu fundador José Alves Moreira. Fruto da mestria e transmissão de saberes de geração em geração, esta tradicional padaria, fabrica por métodos artesanais o pão, assim como outros produtos de panificação. Na cozedura dos seus produtos será o único estabelecimento que ainda utiliza o forno a lenha.

padaria irmaos moreira

 

Metalúrgica Bakeware

A Metalúrgica Bakeware Production SA é uma empresa familiar e centenária cujas origens remontam aos finais do século XIX (1896), sendo a sua atual administração constituída pelas 3.ª, 4.ª e 5.ª gerações e, apesar de ser uma sociedade anónima, mantém todavia o seu cariz de empresa familiar. Altamente especializada no fabrico de formas para bolos, quer para uso doméstico quer para uso industrial, esta empresa é hoje prestigiadíssima a nível mundial, sendo muito mais conhecida no estrangeiro do que em Portugal. Actualmente, com mais de 100 trabalhadores, a empresa exporta 96% da sua produção para os diversos mercados mundiais.

bakeware