No sábado, começaram em Lousada as aulas de Mandarim para alunos que frequentam
o segundo e terceiro nível e foi feita a recepção aos que vão frequentar pela primeira vez.

Também a actividade “Gerações de Xadrez” teve início no sábado, contando com a presença de 10 jovens alunos, que frequentam entre o quarto e o 12.º ano e a que se juntam familiares.

Ambas as actividades vão decorrer durante o ano lectivo aos sábados de manhã, na
Escola Básica de Cristelos, a que se vão juntar, mais tarde, os Ateliês de Ilustração para os alunos dos vários ciclos de ensino, informa um comunicado da autarquia.

Novas actividades para alunos das escolas de Lousada

“Centurium” é o nome de outra actividade, em que o principal recurso são jogos de tabuleiro ancestrais que facilitam a aprendizagem de competências de várias áreas
curriculares.

Nas escolas do primeiro ciclo, vai ser igualmente distribuído o livro “No Mundo da Matemática” como recurso educativo que permite uma aprendizagem lúdica de vários conteúdos.

Já as crianças do segundo ciclo da Escola Básica Lousada Este vão participar no projecto da “Teach For Portugal”, que vai desenvolver com os mais novos um conjunto de competências que permitem melhorar o percurso escolar e o sucesso educativo.

“Escola a Pedalar” é outro novo programa educativo destinado aos alunos do primeiro ciclo e que pretende ensinar a utilizar a bicicleta promovendo estilos de vida saudáveis, activos e sustentáveis e ainda alertar para a segurança rodoviária e a mecânica.

Para encarregados de educação, vai decorrer a iniciativa “Encontros de Pais”, que vai contar com uma sessão por cada período lectivo com a abordagem de temáticas e reflexões por especialistas.

As iniciativas “Ciência no Parque”, “Oficinas de Cinema de Animação” e “Oficinas
de Arte Pública” vão continuar a ser implementadas durante este ano lectivo.

Estas actividades inserem-se no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), fruto de uma candidatura da autarquia com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, no âmbito do NORTE 2020, em que o sucesso educativo e a continuidade na escola são os principais objectivos.

Este é o segundo ano lectivo de implementação do PIICIE, com um investimento aproximado de 700 mil euros, financiado a 85 por cento pelo Fundo Social Europeu.