Fotografia: Federação Portuguesa de Ciclismo

O atleta pacense Márcio Barbosa, da (Aviludo-Louletano) revalidou o título nacional de ciclocrosse que decorreu em Vila Real, na categoria de elite.

O corredor pacense isolou-se em cabeça de corrida logo na fase inicial, deixando para os trás Vítor Santos (Patocycles/Eyres by Shamir), a 52 segundos, segundo classificado, enquanto Mário Costa (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) quedou-se pela terceira posição, a 53 segundos.

Na categoria de veteranos, nos masters 40 Rogério Matos (Rompe Trilhos/Ajpcar) bateu os adversários mais directos e confirmou o seu excelente momento de forma. Já na categoria master 60 Joaquim Pinto (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) voltou a fazer jus ao seu valor, assumindo-se como um dos melhores atletas na sua classe.

Destaca-se, também, para a prestação de António Sousa, em master 50 que bateu os seus adversários mais directos e voltou a vencer depois de recentemente, em Paços de Ferreira ter ganho a Taça de Portugal, que decorreu em Paços de Ferreira.

O atleta do Penafiel Bike Clube, Joaquim Matos esteve, também, em grande plano, obtendo o terceiro lugar, em master 60, no Campeonato Nacional de Ciclocrosse.

Em juvenis, Diogo Ribeiro foi 4.º classificado e Leonardo Barbosa 7.º.

Em cadetes o destaque foi para Tomás Gaspar e João Nogueira que fizeram o 5.º e 6.º lugar respectivamente. Pedro Cunha foi 9.º e Simão Rocha 10.º classificado.

Refira-se que Tomás Gaspar venceu recentemente a 2.ª prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse, na categoria de cadetes.

Ana Santos, apesar de ainda ser júnior, revalidou o título de elite feminina, demonstrando grande superioridade sobre a concorrência. A bicampeã nacional cortou a meta com uma vantagem de 3m17s sobre Joana Monteiro (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) e com 3m51s sobre Melissa Maia (Korpo Activo/Centro BTT Penacova), que a acompanharam no pódio.

Marta Branco (Maiatos) foi a melhor sub-23, relegando Rafaela Ramalho (Irmãos Moreiras/ACDRREBORBTT) para o segundo posto, a 2m05s, e Jéssica Costa (Guilhabreu BTT) para o degrau mais baixo do pódio, a 2m55s.

Vasco Cunha (Clube BTT Matosinhos) impôs-se entre os juniores, com 20 segundos à melhor sobre João Cruz (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) e com 51 segundos sobre Tomás Sacramento (Bairrada). Tomás Mota (ACD Milharado/DriveonHolidays/Mafra) e Mariana Líbano (Maiatos) sagraram-se campeões nacionais de cadetes.

Vila Real  integrou, também, o primeiro Campeonato da Juventude, destinado a corredores da categoria juvenil, que contou com 13 participantes.

Diogo Miranda (Seissa/KTM Bikeseven/Matias & Araújo/Frulact) venceu em masculinos enquanto Margarida Vasconcelos (Clube BTT Matosinhos) foi a melhor atleta feminina.