Fotografia: Câmara de Lousada

A Associação de Solidariedade Social de Nespereira e autarquia assinam protocolo “Movimento Sénior” e a Câmara de Lousada assinaram o protocolo “Movimento Sénior”, que resultou da candidatura da Associação de Solidariedade Social de Nespereira (ASSN), no âmbito do Programa de Parcerias para o Impacto, integrado na iniciativa da Portugal Inovação Social.

O projecto “Movimento Sénior” foi reconhecido como uma Iniciativa de Empreendedorismo e Inovação Social (IIES), que lhe conferiu um co-financiamento para o triénio 2019-2021 e o documento foi assinado pelo presidente da Câmara Municipal de Lousada, Pedro Machado e pelo presidente da direcção da ASSN, Pedro Magalhães, assim como pelas instituições ou associações responsáveis pelos Movimentos Seniores e pelos voluntários.

Citado em comunicado, o presidente da Câmara Municipal realçou a importância dos Movimentos Seniores para a população sénior do concelho e para as respectivas famílias. “Inicialmente foi necessário encontrar espaços onde as instituições pudessem desenvolver actividades, sendo uma forma de dar respostas simples para preencher parte do dia. O principal objectivo deste projecto passou, e passa ainda hoje, por dar qualidade de vida aos seniores”, disse, salientando que a assinatura deste protocolo permite que Associação de Solidariedade Social de Nespereira passe a ter uma responsabilidade acrescida que vai melhorar os serviços prestados a esta faixa etária que merece o melhor.

O autarca ressalvou que este projecto é um verdadeiro milagre na multiplicação da boa vontade, conjugando esforços de múltiplos agentes com destaque para a autarquia, das Instituições Particulares de Solidariedade Social, das Juntas de Freguesia, dos técnicos especializados, dos voluntários, do tecido económico, onde se incluem empresas e o comércio local, e das famílias.

Fotografia: Câmara de Lousada

Pedro Magalhães destacou, por seu turno, que a instituição que lidera tem sido um parceiro activo em diversos projectos de cariz social.

“Foi exactamente neste espírito que efectuamos a candidatura ao projecto “Movimento Sénior”, com a certeza de que este projecto vai trazer vantagens para todos os movimentos. O bem-estar dos seniores é, desde há muito tempo, uma preocupação contínua das IPSS do concelho, sendo também um exemplo de boas práticas para o concelho, para a região e para o país”.

O projecto “Movimento Sénior” tem na sua base a promoção do envelhecimento activo, desenvolvida a nível municipal, dirigida a pessoas com mais de 55 anos.

Pretende-se com este projecto alterar a visão geral sobre os idosos como um subgrupo populacional vulnerável e dependente para uma visão de um segmento populacional activo e actuante, através da melhoria da sua qualidade de vida e integração na sociedade.

Lousada tem vários Movimentos Seniores locais, a partir de um referencial de base, sendo os movimentos locais dinamizados por voluntários, recrutados, por norma, pelo Banco de Voluntariado de Lousada.

os movimentos sustentam-se numa rede de parcerias com várias entidades, mobilizando recursos e competências técnicas diversificadas, de entidades de carácter público ou privado, com e sem fins lucrativos, de âmbito cultural, recreativo, social ou outro.

O projecto Movimento Sénior tem diversos objectivos, fomentando o envolvimento activo do idoso, através de actividades sociais, culturais, intelectuais, de ensino, de formação, de desenvolvimento social e pessoal, de convívio e de lazer promovendo a sua integração social, desenvolvimento interpessoal e efectivação como agente de mudança na comunidade.

Estes movimentos têm, também, como finalidade reforçar a informação, a participação, integração na sociedade e o exercício de cidadania da pessoa idosa no sentido do reforço da sua participação cívica e organização através de práticas diversificadas e incentivar a aprendizagem ao longo da vida, como vínculo do desenvolvimento e fruição pessoal e social.