Fotografia: Câmara de Paços de Ferreira

Foi aprovada, esta terça-feira, em reunião de câmara do executivo de Paços de Ferreira a abertura do concurso público da empreitada de reabilitação “Reabilitação Urbana de Bairros Sociais – Conjunto Habitacional de Freamunde”.

Segundo a autarquia, a obra está orçada em 717.144,50 euros, com prazo de execução de 18 meses contados a partir da data da consignação.

A intervenção consiste na substituição da cobertura existente em fibrocimento por painéis sandwich com isolamento de lá de rocha, colocação de novas caleiras em chapa de zinco pintadas na cor da cobertura e colocação do sistema de “capoto” nas fachadas dos prédios.

Esta intervenção permitirá a reabilitação de um conjunto edificado, constituído por nove blocos, datado da segunda metade do século passado, com vista a dotá-lo de melhores condições de habitabilidade.

Pretende-se dotar o conjunto habitacional de condições no que respeita à eficiência energética dos edifícios, com repercussões ao nível da melhoria das patologias dos fogos habitacionais, atendendo à menor incidência de elementos de degradação motivadas pela exposição solar e pela chuva e consequente conforto térmico dos moradores.

A reabilitação do Conjunto Habitacional de Freamunde é uma obra financiada ao abrigo do quadro comunitário de apoio Norte 2020, com co-financiamento FEDER aprovado.