Promover o desenvolvimento de capacidades transversais associadas ao pensamento computacional, fomentar a aprendizagem de princípios básicos de programação, aumentar os níveis de literacia digital dos alunos e promover a adopção de uma atitude positiva dos alunos face à escola são os objectivos das sessões de “Iniciação à programação e robótica” que arrancaram esta semana em Lousada.

A actividade, implementada no Ano Municipal da Educação, destina-se a alunos do 4.º ano. Segundo a autarquia, cada turma tem 20 horas de formação nesta área, sendo cada sessão correspondente a 60 minutos, semanalmente, em horário lectivo. As acções são dinamizadas por formadores que contam com a ajuda de Robôs WeeeBot 3 em 1 WeeeMake, Robôs WeeeBot Jeep WeeeMake e kit home inventor WeeeMake.

Em nota de imprensa, o município explica que a “Iniciação à programação e robótica” pretende disponibilizar recursos de acesso directo às novas tecnologias de informação. “Esta actividade promove a criatividade e o raciocínio científico, lógico e matemático com destaque para a resolução de problemas, criação de sequências, disponibiliza também ferramentas de programação informática simplificadas, através das quais podem ser desenvolvidos projectos, tais como estórias interactivas, simulações, soluções de problemas, entre outras”, refere a mesma fonte.

“Esta oferta será uma mais-valia para as nossas crianças já que estimula a criatividade, o raciocínio lógico e a resolução de problemas através de um ambiente lúdico e tecnológico muito ao gosto destas idades. Temos todos os ingredientes reunidos para que seja um sucesso com aquisição de competências que podem ser transferidas para outras áreas do conhecimento”, acredita o vereador da Educação, António Augusto Silva.

A actividades está inserida no Plano Integrado e Inovação de Combate ao Insucesso Escolar, da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, financiado pelo Norte 2020.