Hoje à noite, a partir das 21h00, o Auditório S. Vicente abre as portas ao público, depois de ter sido alvo de uma intervenção de fundo que o transformou num “espaço cultural de excelência” e que vai servir, não só para a população de Alfena, mas todo o município de Valongo.

A garantia foi deixada ao Verdadeiro Olhar pelo pároco de Alfena, Manuel Fernando, que sublinhou que, além de “remodelado e alterado”, o auditório tem ainda excelentes condições quer ao nível de “acústica e técnica”, de forma a receber qualquer tipo de espectáculos.

O espaço foi edificado na antiga igreja de Alfena, desactivada há mais de 50 décadas, por isso o pároco faz questão de enaltecer o “registo visual histórico”, que faz parte do cenário do palco – o arco da antiga basílica, que foi enquadrado na construção que agora é inaugurada.

O novo auditório tem capacidade para 415 pessoas distribuídas pela zona da plateia, 350, e balcão, 65 . O pároco destaca o facto de a sala pretende ser um “espaço polivalente”, razão pela qual “não tem escadas ou cadeiras fixas”, o que lhe confere capacidade para receber “qualquer tipo de evento” como sejam concertos, teatro, palestras, conferências, entre muitas outras possibilidades.

A obra ficou orçada em cerca de 700 mil euros, sendo que 140 mil foram comparticipados pela Câmara Municipal. Para o restante montante, a paróquia contou com a “generosidade da população”, mas teve que contrair um empréstimo, de 300 mil euros, para arcar com uma verba tão elevado. Ainda assim, Manuel Fernando acredita que o município ainda possa reforçar o apoio dado ajuda já dada.

Apesar de considerar que é um investimento avultado, o pároco destaca que este equipamento é essencial, porque vai catapultar Alfena para a “agenda cultural”, não só do município de Valongo, mas também do Grande Porto.

Para além disso, será uma porta aberta para receber eventos das associações ou colectividades locais, que, a partir de agora, têm um espaço onde apresentar as suas ofertas culturais.

A obra inaugurada hoje faz parte de um plano que inclui também a remodelação da fachada do edifício. Mas, e para já, Manuel Fernando não consegue apontar uma data para o arranque deste trabalho para o qual espera obter apoios comunitários.

O primeiro a subir ao palco do Auditório de S. Vicente vai ser o pianista Rui Massena, que dirigiu orquestras internacionais e cantores de renome como José Carreras, tendo já actuado em Roma, Florença, Milão, Nápoles, Bruxelas, Cidade do México, Valência, Zurique, Praga e Nova Iorque, entre outras cidades.

O concerto é esta noite, às 21h30, e acontece após o cortar da fita do novo espaço, uma cerimónia que vai contar com a presença da população local, assim como representantes da autarquia, associações e colectividades.

Mas os festejos não se ficam por aqui, porque sábado, às 15h30, o ‘Bravíssimo Show’ apresenta um espectáculo de circo, seguindo-se, à noite, às 21h30, o concerto dos Dogma Brass Band. No domingo, às 11h00, realiza-se a eucaristia solene e às 15h30 o espectáculo faz-se com a prata da casa, a Banda Musical S. Vicente de Alfena.