O Bairro Doutor Abílio Alves Moreira, em Lousada, é o local onde serão apresentadas as últimas propostas artísticas comunitários, desenvolvidas ao abrigo do ‘Aldear’. O encontro está marcado para as 14h00, em Cristelos.

A ‘Terceira Pessoa, ‘Manuel Tur’ e ‘Onda Amarela’ foram as organizações que desenvolveram os três projectos criativos, naquela zona residencial de Lousada, um trabalho que contou com a participação da comunidade local.

De salientar que, o ‘Aldear’ é um projecto cultural, promovido pela Comunidade Inter-Municipal (CIM) do Douro, Tâmega e Sousa, e que foi concretizado, nos últimos meses, em 11 bairros da região.

“Congregar, povoar, estabelecer, reunir e usufruir” são as bases desta ideia que é sustentada pela operação ‘Cultura para Todos’, do Douro, Tâmega e Sousa, de forma a “capacitar, valorizar competências e a identidade local, empoderar as comunidades, contribuindo para o sentido de pertença das populações envolvidas”, pode ler-se na página do ‘Aldear’.

A recolha de tradições, lendas, músicas, relatos históricos, assim como saberes e sabores, junto da comunidade mais idosa da região, são algumas das etapas deste projecto que visa “valorizar o património imaterial dos lugares e respectivos agentes de memória”, explica o ‘Aldoar’.

Depois de terem sido percorridos outros municípios da região, chegou a vez de Lousada, fazer a apresentação publica, num encontro que pretende ser “social e comunitário”, conclui a organização.