Foto: DR

Três entidades gestoras que prestam serviços de abastecimento público de água e saneamento de águas residuais urbanas na região recebem, a 10 de Dezembro, numa cerimónia integrada na 14.ª Expo Conferência da Água, em Lisboa, o “Selo de qualidade exemplar da água para consumo humano”.

Entre as distinguidas estão três concessionárias a operar na região: as Águas de Paços de Ferreira, as Águas de Paredes e as Águas de Valongo. Ao todo vão receber este selo 60 entidades gestoras.

Recorde-se que, como adiantou o Verdadeiro Olhar recentemente, a região continua a apresentar boa água da torneira para beber, com todos os concelhos com percentagem acima de 99,5%.

Segundo a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), esta iniciativa visa mostrar “a existência de um rigoroso sistema de avaliação dos serviços prestados aos consumidores, que passam a conhecer as entidades que prestam o melhor serviço em diferentes áreas”. Ao mesmo tempo, a meta passa por sensibilizar “as entidades gestoras para as questões da qualidade na concepção, execução, gestão e exploração dos sistemas”.

“Indicadores como água segura, perdas reais de água, ocorrência de falhas no abastecimento, reciclagem de resíduos de recolha selectiva, resposta a reclamações e cobertura de gastos foram alguns dos parâmetros avaliados”, explica a ERSAR.

O “Selo de qualidade exemplar da água para consumo humano” tem como objectivo “evidenciar as entidades prestadoras de serviços de abastecimento público de água que, no último ano de avaliação regulatória, tenham assegurado uma qualidade exemplar da água para consumo humano, nomeadamente verificando cumulativamente todos os critérios previstos no regulamento”.

As entidades que recebem este galardão têm direito a um certificado e o direito de usar a imagem do selo no âmbito da sua comunicação institucional, nomeadamente no sítio da internet e publicidade.

A iniciativa é da ERSAR, sendo realizada em parceria com o Jornal Água&Ambiente.

1 Comentário

  1. Aguas de Paredes com grande qualidade? Para os que tem accesso a essa agua, há 25 anos a camara de Paredes prometeu que no espaço de 10 anos teriamos a agua e a rede de saneament, depois veio a Veolia, depois a Bewater e nada ( há boatos que certos priveligiados ja tem tudo isso há muitos anos mas a rede parou a seguir a essa casa, shhhht), num cruzamento de três cidades medias (Paredes, Penafiel, Lousada) tenho de comprar agua en garrafão para fazer o comer e lavar os dentes, isto é proximo do terceiro mundo.
    hdm, Bitarães.

Comments are closed.