Fotografia: Agrupamento Escolas Paredes

Os Agrupamentos de Escolas de Paredes e Cristelo, em Paredes, foram distinguidos com selo Escola Saudavelmente, iniciativa promovida pela Ordem dos Psicólogos que tem como propósitos promover a saúde psicológica e inclusão nas escolas.

A directora do Agrupamento de Escolas de Paredes, Olinda Pinto, assumiu que foi  com orgulho que o agrupamento recebeu esta distinção.

“É com muito orgulho que informo toda a comunidade educativa que o  Agrupamento de Escolas de Paredes foi um dos 152 Agrupamentos/Escolas a quem foi  atribuído o Selo “Escola SaudávelMente” – Boas Práticas em Saúde Psicológica, Sucesso Educativo e Inclusão”, iniciativa levada a cabo pela Ordem dos Psicólogos Portugueses em parceria com a Direcção Geral de Educação. A Direcção do Agrupamento de Escolas de Paredes agradece a todos os docentes,  funcionários e especialmente à equipa de psicólogos e mediadores do GPS (Gabinete  de Promoção do Sucesso) que ajudaram a tornar esta iniciativa num verdadeiro sucesso”, disse.

Falando da distinção, a responsável pelo agrupamento realçou  que a promoção da Saúde psicológica e do sucesso educativo é absolutamente crucial para o desenvolvimento das crianças e jovens.

“O Agrupamento de Escolas de Paredes continuará a apostar em políticas e práticas de inclusão e consequente sucesso dos alunos. Mais uma vez parabéns a todos os professores, funcionários e equipa GPS por todos os esforços desenvolvidos até aqui”, sustentou.

Já o director do Agrupamento de Escolas de Cristelo, Mário Rocha, referiu que este é pelo menos o segundo ano que a escola é agraciada com o selo Escola SaudavelMente, distinção  que faz jus, precisou, ao trabalho dos professores, formadores e demais agentes e actores da comunidade educativa.

Mário Rocha relevou, também, o trabalho dos psicólogos e demais técnicos na promoção da saúde psicológica dos discentes, no seu acompanhamento, na promoção de hábitos alimentares, mas, também, ao nível emocional, dos mecanismos de auto-regulação, conforto e afecto da comunidade de alunos.

A cerimónia de atribuição do selo decorrerá no dia 27 de Novembro, no Centro de  Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, no âmbito do Seminário de Psicologia da Educação, uma iniciativa conjunta entre a Ordem dos Psicólogos Portugueses e a Direcção-Geral da Educação.