A 38.ª edição contou com a visita de mais de 150 mil pessoas e gerou mais de 10 milhões de euros em volume de negócios para as empresas, em 10 dias de feira, segundo a organização.

Citado em comunicado, o presidente da Câmara de Penafiel, Antonino de Sousa, afirmou que a 38.ª edição ultrapassou todas as expectativas e bateu todos os recordes.

“Muito obrigado aos cerca de 350 expositores que apostaram na Agrival, às dezenas de profissionais que ao longo do certame trabalharam na feira com empenho, dedicação e extraordinário profissionalismo, e um profundo agradecimento aos mais de 150 mil visitantes que passaram pela nossa Agrival, naquela que foi, sem dúvida, a melhor edição de sempre. A todos, muito obrigado”, disse.

O vereador com o pelouro das Feiras e Actividades Económicas, Adolfo Amílcar manifestou que ano após ano a Agrival tem vindo a tornar-se numa das maiores feiras do País.

“Um caso de sucesso que só é possível graças aos seus visitantes, expositores, colaboradores, forças de segurança e claro, os nossos Bombeiros. Um agradecimento especial a todos eles e que a Agrival continue a estar na linha da frente a nível nacional”, avançou.

Além do sector agrícola (agrícola, gado, maquinaria, agroindústria), o certame contou com uma diversidade de expositores ligados à produção ao sector automóvel, imobiliária, gastronomia, artesanato, serviços e novas tecnologias.

A 16ª Mostra Nacional de Gastronomia, um dos eventos/referência da Agrival, mobilizou restaurantes de todas as regiões do país.

A edição deste ano foi, também, um espaço de encontros e de animação, com várias actuações de ranchos, grupos de cantares e contou com a presença de nomes sonantes da música portuguesa que lotaram o palco principal.

Segundo a organização, a feira ficou, também, marcada pelos concursos típicos que superaram as expectativas, como foi o caso do concurso broa de milho, pão-de-ló, e o do melão casca de carvalho.

O movimento confrádico voltou a promover as entronizações da Confraria do Melão Casca de Carvalho e da Confraria do Presunto e da Cebola às quais se juntaram várias confrarias de todo o país.