Foram servidas 312 doses de feijoada este domingo na Plataforma Solidária de Alfena, o dobro do alcançado na edição anterior. A iniciativa do Gabinete de Acção Social da Junta de Freguesia de Alfena  tinha como objectivos dar a conhecer a Plataforma Solidária e sensibilizar a população para a solidariedade, desenvolvendo o sentido de comunidade, o que no entender da organização foram amplamente conseguidos.

A população respondeu de forma positiva, mostrando, mais uma vez, que sabe ser solidária. No total, foram servidas 312 doses de feijoada, ou seja, mais de 600 pessoas. Para a confecção da iguaria tipicamente portuguesa, cujo processo de preparação começou no sábado, foram utilizados 50 quilos de feijão, 50 quilos de arroz, 95 quilos de carnes variadas, 15 quilos de cenoura, 30 quilos de couve, 10 quilos de cebola e 6 litros de polpa de tomate. Ingredientes que foram melhorados com muitas doses de solidariedade do cozinheiro de serviço, António Tavares

O valor angariado com a iniciativa reverte a favor do Banco Local de Apoio Alimentar, permitindo a compra de produtos alimentares, que vão chegar a casa de muitas famílias alfenenses carenciados.

Arnaldo Soares, presidente da Junta de Alfena

No final, o presidente da Junta de Freguesia de Alfena, Arnaldo Pinto Soares, que também arregaçou as mangas e trabalhou, mostrou-se emocionado com a adesão dos alfenensese que, “sempre, ao longo da história da freguesia, mostraram saber bem o que é ser solidário”. E se no ano passado, considerou muito positivas as 180 doses servidas, nunca pensou alcançar os números que conseguiram este ano. Por isso, agradeceu a todos quantos colaboraram com a iniciativa. “Em primeiro lugar, aos que nos ofereceram os ingredientes, à população que hoje almoçou feijoada e às associações que também se juntaram a esta causa nobre”, concluiu o autarca de Alfena.