Publicidade

A Academia LIPOR, o braço de formação e sensibilização ambiental do Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, realizou, ao longo do ano de 2025, 48 cursos, correspondentes a 254 horas de formação, e envolvendo 1 448 formandos, com uma taxa global de satisfação de 94%.

Num ano em que academia assinalou os 10 anos de existência, a estrutura congratula-se pela oferta formativa que se manteve “alinhada com as orientações estratégicas da LIPOR, contribuindo diretamente para a concretização do PAPERSU, um documento que detalha a estratégia e os investimentos necessários para que a LIPOR e os seus oito municípios associados (Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde) cumpram as metas nacionais e europeias de reciclagem e sustentabilidade até 2030. 

Assim, e através da capacitação de agentes políticos, técnicos e da comunidade em geral, nos domínios da prevenção e reciclagem de resíduos, economia circular e sustentabilidade, a Academia da Lipor assume-se como uma “referência nacional na formação”.

O ano também ficou marcado lançamento de um novo portal online, com navegação mais intuitiva e design renovado, reforçando a aposta na inovação digital e na proximidade com os públicos.

No que diz respeito à formação para empresas, foram realizadas 27 ações, o que superou “a meta inicialmente definida”, sendo que as temáticas mais procuradas foram “sustentabilidade, economia circular, reciclagem e desperdício alimentar, registando-se níveis elevados de satisfação por parte dos clientes, na ordem dos 95%”.

Para este ano de 2026, a Academia LIPOR pretende consolidar as suas parcerias estratégicas, bem como no reforçar a oferta formativa dirigida a empresas e municípios associados.

Publicidade

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here