Estamos a poucas horas do arranque do Rali de Portugal, que se corre em troços lendários e que movimenta multidões apaixonados pela velocidade, perícia e adrenalina. Lousada recebe esta prova épica este sábado, 17 de maio, com a Super Especial, no remodelado Circuito Internacional de Lousada, a partir das 19h05.
Há duas equipas a ambicionar a vitória, a Toyota e a Hyundai, e uma outra a M-Sport/Ford que se mantém na expetativa, sendo que se espera mais uma boa luta, o mesmo sucedendo no WRC2, neste caso, com bem mais gente a abrilhantar o plantel. É certo que, é mais uma edição que bateu recordes de inscritos.
Percursos duros e exigentes que cobrem 344,5 quilómetros, num total de 24 provas e três etapas
O Rali de Portugal deste ano desenrola-se em três etapas, com um total de 24 provas especiais de classificação, cobrindo 344,5 quilómetros cronometrados. Os percursos, conhecidos pela sua dureza e exigência em terra, representam um desafio tradicional para pilotos e máquinas.
O Vodafone Rally de Portugal tem início amanhã, quinta-feira, dia 15, com o Shakedown no circuito de Baltar, Paredes, durante a manhã. A cerimónia de partida realiza-se em Coimbra, e a competição arranca com uma Super Especial (a única em asfalto) no centro da Figueira da Foz, ao final da tarde.
Na sexta-feira, dia 16, os pilotos enfrentam 10 classificativas, totalizando 146,5 quilómetros. Este será o dia mais longo do rali, com duas passagens pelas classificativas da Lousã, Góis, Arganil e Mortágua. O dia marca a estreia do troço Águeda/Sever do Vouga e o regresso de Sever do Vouga/Albergaria-a-Velha, utilizado nos anos 90.

A segunda etapa, no sábado, dia 17, inclui sete especiais e 122,7 quilómetros cronometrados. Destaca-se o regresso de Vieira do Minho, a dupla passagem por Cabeceiras de Basto e Amarante, e a Super Especial no então renovado Eurocircuito de Lousada.
O rali encerra no domingo, dia 18, com duas passagens pelas classificativas de Paredes, Felgueiras e Fafe, num total de 72,1 km. A Power Stage, que atribui pontos extra aos cinco pilotos mais rápidos, será a segunda passagem por Fafe, com o famoso salto da Pedra Sentada a prometer um final épico e emocionante.
Por Lousada, a abertura de portas ao público está agendada para as 14h30. Entre as 14h45 e as 18h30 vai haver animação com demonstrações de kartcross, SSV, Drift, Super Cars, Clássicos e Motos. A partir das 18h30 está agendado um espetáculo aéreo.
As bilheteiras abrem às 9h00 e o valor dos bilhetes é entre os 30 euros para o peão e os 50euros para a bancada.
O Rally de Portugal é a quinta etapa do Campeonato do Mundo de Ralis de 2024 e vai passar pelo nosso país de 15 a 18 de maio.
Câmara Municipal assegura transporte gratuito
O Município de Lousada assegura o transporte gratuito até ao Circuito Internacional de Lousada, aconselhando o estacionamento em locais como o Largo da Feira, imediações do Complexo Desportivo ou do Terminal Rodoviário. Os autocarros vão circular entre as 15h00 e as 21h00, a cada 30 minutos.
Os pontos de paragem são: em frente às Piscinas Municipais, na rotunda entre a Rua do Picoto e a Av. de Errenteria (entre o Mercadona e o Conservatório do Vale do Sousa), no Terminal Rodoviário de Lousada, no Complexo Desportivo (junto ao Estádio Municipal de Hóquei) e na Rotunda entre a Av. Dr. Duarte Leite e a EN 207 (junto à Pneumática Lousadense e ao Café Parabéns).