O Serviço de Urologia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) organiza, a 12 de Novembro, a caminhada “Novembro Azul”, que visa assinalar o mês da prevenção do cancro da próstata. A iniciativa terá como madrinha Fernanda Ribeiro, maratonista e campeã olímpica, que estará presente.

De acordo com nota de imprensa, a caminhada tem início no Hospital Padre Américo, pelas 9h00, e termina na Feira de São Martinho (percurso pelo Rio Cavalum), onde será disponibilizada informação sobre os factores de risco e prevenção do cancro da próstata. Para participar é necessário preencher um formulário.

“O cancro da próstata é o tumor maligno mais frequente nos homens, diferenciando-se dos outros tipos de cancro pela sua lenta evolução e tardia manifestação dos primeiros sintomas. Detectá-lo numa fase precoce é, por isso, essencial para melhores resultados do tratamento. De acordo com  informação divulgada pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, em Portugal, durante o ano de 2020, estima-se que tenham surgido 6.759 novos casos de cancro da próstata”, lê-se em nota do CHTS, que recorda que o “Novembro Azul” é um movimento mundial que pretende aumentar a consciencialização para a prevenção do cancro da próstata, incentivando e encorajando os homens para a consulta médica, realização de exames regulares, auto-exame e tratamento.