Amanhã, dia 1 de Outubro assinala-se o Dia Nacional da Água. Infelizmente, é um recurso precioso, básico e essencial à vida sob todas as suas formas, assumindo, por isso, particular relevância a necessidade da sua preservação.

Os recursos hídricos encontram-se no topo das preocupações ambientais.

A crescente escassez de água, o rápido aumento populacional, levam a que muitos se questionem se os recursos de água doce poderão vir a ser fonte de conflitos internacionais durante este século.

Assim, é preciso ganhar consciência e evitar o desperdício. Adquira boas práticas de consumo. Em casa, feche bem as torneiras e se alguma estiver a pingar lembre –se que durante um dia está a desperdiçar cerca de 25 litros de água. Nos autoclismos coloque garrafas de água com areia no interior do reservatório para evitar enchê-lo na totalidade e reduzir a quantidade de água gasta em cada descarga. Tome duches rápidos e evite os banhos de imersão. Um duche de 5 minutos gasta entre 25 e 100 litros de água, dependendo do modelo do chuveiro e da pressão da água. Instale redutores em todas as torneiras.

Enquanto espera que a água aqueça utilize um balde para recolher a água do duche e depois pode utilizá-la na sanita ou no jardim, por exemplo. Feche a torneira quando está a lavar os dentes. Uma torneira aberta no lavatório pode gastar 9 litros de água por minuto.

Se lava a loiça à mão, junte as várias peças para lavar, fazendo uma ou duas lavagens por dia, e use apenas a quantidade de detergente necessária. Poupa água e detergente. Antes de lavar a loiça, retire os excessos dos pratos e panelas com um papel, assim não será preciso uma quantidade de água tão abundante. Lave a loiça utilizando o lavatório ou um alguidar, de modo a não precisar de ser com água corrente. Se lavar a loiça na máquina, faça lavagens só com a máquina com a carga máxima, tenha em conta que cada lavagem implica 25 a 60 litros de água.

Se tiver peças isoladas ou pouca roupa opte por lavar à mão e reutilize essa água para lavar o chão. Se fizer lavagens de roupa com frequência na máquina, faça-o sempre com a carga completa, pois cada lavagem na máquina da roupa consume entre 60 a 90 litros de água.

Se reparar numa fuga de água numa rega ou boca-de-incêndio alerte a Junta de Freguesia ou a Câmara Municipal. E lembre-se, pequenos gestos fazem grandes diferenças.

Partilhar
Artigo anteriorA última pedra
Próximo artigoMandato
Associação Nacional de Conservação da Natureza