O município de Penafiel vai continuar a promover o programa “Fruta Escolar” para o ano lectivo 2015/2016. Esta iniciativa abrange mais de 4500 alunos do 1.º ciclo do ensino básico e da educação pré-escolar, sendo financiado no âmbito do programa europeu de distribuição de frutas nas escolas, diz nota de imprensa da autarquia.

A câmara entendeu estender o programa às crianças dos Jardins de Infância da rede pública, assumindo o município a totalidade desse encargo, acrescenta a mesma fonte.

O objectivo é contribuir para a promoção de hábitos alimentares benéficos para a saúde das crianças e para a redução dos custos sociais e económicos associados a regimes alimentares menos saudáveis.

Fruta Escolar

No programa “Fruta Escolar”, a fruta é distribuída dois dias por semana, durante 30 semanas, por ano lectivo. São vários os frutos distribuídos, desde maçã, pêra, clementina, tangerina, laranja, banana, cereja, uvas, ameixa, pêssego, cenoura e tomate.

Esta edição do programa “Fruta Escolar” contará ainda com actividades lúdicas, promovidas pela “Try with Us”, projecto que visa desenvolver várias competências nas crianças, que visitará todas as escolas do 1.º ciclo do ensino básico e todos os jardins-de-infância, com o objectivo de sensibilizar as crianças para a adoção de hábitos alimentares saudáveis, refere a Câmara Municipal.