Nelson OliveiraNa passada segunda-feira, após o anúncio do ACP acerca do formato e trajeto do WRC Vodafone Rally de Portugal 2016, comprovou-se a garantia dada por Pedro Machado e Carlos Barbosa (ACP) sobre a passagem desta prova por Lousada no dia 19 de maio de 2016.

Uma super especial única que corresponderá aos anseios da população Lousadense, entusiasta deste desporto automóvel, que constituirá novamente um tremendo êxito da organização onde a parceria entre a CM Lousada, o ACP e o CAL tem sido fator de congregação de esforços e de sucesso.

Esta notícia é apenas mais um acontecimento positivo que Lousada irá ter ao longo deste ano. Um ano que será dedicado ao tema da Solidariedade e que procurará centrar todas as suas atenções nos cidadãos e nas instituições locais.

O Ano Municipal da Solidariedade terá, assim, uma componente social muito forte, num conjunto de iniciativas que enriquecerão os Lousadenses, mas também procurar-se-á nunca defraudar as elevadas expectativas que este executivo Socialista tem consecutivamente demonstrado aos seus cidadãos.

Depois da aposta em Centros Escolares de elevada qualidade e já em funcionamento, a substituição das luminárias por tecnologia LED será uma realidade em todo o concelho, sendo já possível observar esta situação em muitas freguesias.

A tudo isto junta-se uma organização financeira invejável que permite baixar consecutivamente os impostos municipais, apostar na vertente empresarial através de vários incentivos como é exemplo os Projetos de Interesse Municipal e a aposta contínua nas ZA Empresarial onde já se vislumbram novas empresas. Aliás, dados recentes do INE, identificam Lousada, nomeadamente no setor têxtil, como um dos grandes impulsionadores da região – sendo este concelho um grande exportador.

Ao terminarmos o Ano Municipal do Desporto (2015), Lousada não irá esquecer o sucesso daí retirado e tal como já foi anunciado por Pedro Machado, algumas infraestruturas desportivas, aliadas a uma série de critérios previamente definidos, poderão conhecer melhorias substanciais.

Quanto aos jovens, a palavra foi-lhes novamente dada para que escolhessem políticas públicas para Lousada e, no âmbito do OPJ, escolheram neste segundo ano, a concretização de uma obra necessária e de acordo com a evolução natural de um concelho próspero e atento a todos os problemas. A remodelação do Canil Municipal constituiu-se como um projeto de salutar, onde se realça a participação dos jovens Lousadenses numa iniciativa que começa a ficar solidificada e vista com muitos bons olhos por toda a comunidade.

Por fim, não se pode deixar de elevar o facto deste mesmo jornal atribuir uma menção a Pedro Machado como político do ano (2º lugar).

O mérito que lhe foi dado é justo e merecido por todo o trabalho que tem feito em Lousada e que surpreende apenas aqueles que não o conheciam. Tudo isto num concelho que também foi elogiado pelo trabalho dos seus jovens e pela aposta cultural.

Para quem duvida, as “festas e festinhas” são de qualidade inegável e elogiadas por todos!