Evitar o desperdício através de compras com consciência ambiental foi o grande objectivo da campanha de sensibilização promovida pela Suma, com o apoio da Câmara Municipal de Lousada, junto de 1.500 alunos do 1.º ciclo do concelho, durante o mês de Janeiro. No total, foram abrangidas perto de 80 turmas do 1.º, 2.º e 3.º ano.

Designada “Isto também foi Pago”, a iniciativa consiste em dar conselhos e dicas para que os mais pequenos passem a evitar o consumo de produtos desnecessários e de embalagens que não acrescentam nada aos produtos, incentivando ainda a separação dos resíduos com vista à reciclagem.

“Os dados revelam que o lixo que não é reciclado tem um peso negativo nos impostos, no ambiente e no tempo que os materiais demoram a degradar-se”, refere nota de imprensa da autarquia.

Um dos conselhos passa por lembrar que o custo das embalagens são imputados aos clientes e que, por isso, deve optar-se por produtos avulso, valorizar as embalagens simples e de tamanho familiar, bem como as recargas e produtos concentrados.