Penafiel dá início, este fim-de-semana, a um vasto programa de animação cultural que se prolonga pelos próximos três meses. O “Sentir o Verão” conta com iniciativas no centro da cidade, mas também espalhadas por vários locais do concelho.

No total serão mais de 100 espectáculos, distribuídos por 30 dias. As estas contas somam-se ainda as várias iniciativas previstas para a Agrival e a Festa do Caldo de Quintandona.

O presidente da Câmara de Penafiel promete que não haverá fins-de-semana sem actividade. O objectivo, referiu, passa por atrair visitantes ao concelho e por dinamizar a economia local. O autarca espera que centenas de milhares de pessoas participem neste “Sentir o Verão”.

 

Programa diversificado, descentralizado e construído em parceria

Trata-se de um vasto programa de animação cultural, “diversificado” e que nasceu em articulação com 14 colectividades locais, para que não haja sobreposição de eventos. “A competição pelo público é prejudicial para todos”, disse Antonino de Sousa.

O edil destacou que as iniciativas não ficarão centralizadas na cidade de Penafiel, chegando a várias localidades, como Entre-os-Rios, Lagares, Rio de Moinhos ou Termas de São Vicente. “Penafiel tem forte vocação turística é preciso ter actividades atractivas para quem vive na região, no Norte e na Galiza”, sustentou.

Segundo a vice-presidente da Câmara Municipal, Susana Oliveira, serão 30 dias com música, teatro, dança e animação de rua. Se juntarmos a estes os dias da Festa do Caldo de Quintandona e da Feira Agrival sobem para 40 os dias em que há coisas para ver e fazer em Penafiel até Setembro.

O investimento da autarquia rondará os 40 mil euros, “mas isso representará 30% do valor” de todas as actividades a realizar, graças às parcerias com as inúmeras colectividades do concelho.

 

Ignition com novas datas e Bombeiros de Penafiel organizam “Noite Vermelha”

São várias as iniciativas previstas para os próximos três meses que vão dar a conhecer os talentos da terra, mas também artistas já consolidados.

Em termos musicais, as bandas do concelho vão actuar a 18 de Junho, no Largo da Ajuda, com concertos de “Blueberries For Chemical”, “The Fines”, “Math Man Machine” e “Kagemushin”; e durante o Festival de Bandas Jovens Penafidelenses, no dia 25 de Junho, em Novelas, com “Cura Alternativa”, “Oroboro”, “Desligado” e “Muay”.

Destaque para o primeiro “Water Slide Summer Penafiel”, com escorregas gigantes junto da Praça Escritaria, a 2 e 3 de Julho. A iniciativa será gratuita e haverá um escorrega de 315 metros de cumprimento, um “hidrobeach”, insufláveis gigantes, aulas de zumba e DJ´s.

Também em Julho, realiza-se a 5ª edição da “Noite Branca”, com muita animação de rua. Também nesse mês é organizada pelos Bombeiros Voluntários de Penafiel a “Noite Vermelha”, no âmbito das comemorações do 135º aniversário da corporação.

Este ano com nova data, a 15 e 16 de Julho, realiza-se a 7.ª edição do festival Ignition, organizado pela Câmara Municipal de Penafiel, e produzido pela Cosmonaut. Na Quinta do Carrazedo vão actuar nomes como os Three Trapped Tigers, Fatnotronic, Waking Aida, Filho da Mãe + Ricardo Martins, numa aposta na música nacional emergente e na estreia de bandas internacionais em território português. Bala, Matatigre, Tijuana Panthers, Vircator e Granada também vão subir ao palco, juntamente com as bandas locais Blueberries for Chemical, Bricolage, Desligado e MUAY. O bilhete diário vai custar 2,50 euros, sendo que este ano o festival tem vertente solidária, com o valor angariado a reverter para a Associação de Pais e Amigos dos Diminuídos Mentais do Concelho de Penafiel (APADIMP). Antonino de Sousa destaca a capacidade de antecipação que é característica deste festival. “Antes de passarem pelos grandes festivais há bandas que passaram por Penafiel”, refere.

Conheça o programa completo: