O livro “O Velho Malaquias e o seu Espelho Mágico”, de Nuno Meireles, foi apresentado no passado dia 18, na Biblioteca Municipal de Penafiel, pelo escritor Alberto S. Santos.

Trata-se de uma colectânea de 12 contos sobre 12 temas distintos.

“Em cada conto, há uma (ou mais uma) problemática sensível à sociedade em geral. Tocando em assuntos delicados de forma simples mas que vai de certeza fazer com que o leitor reflicta sobre o que está a ler, bem como no sentido da sua própria vida. Durante a leitura deste livro e dos seus 12 contos, a probabilidade de o leitor se rever em todos os sentimentos é bastante elevada. Conte com momentos para rir, chorar, pensar muito, sentir raiva e, sobretudo, com vontade de fazer algo para melhorar o mundo em que vivemos”, lê-se na sinopse.

Alberto S. Santos descreveu o autor como “um escritor alfabetizado, louco, motivado, paciente e com uma imaginação muito fértil”. “Um escritor tem de ter uma capacidade de imaginação além de si mesmo pois ao escrever isola-se de si próprio e retrata muitas vezes histórias e factos reais atrás de personagens e das histórias que escreve. O Nuno é um escritor especial. Além de escrever os seus livros, também os edita com ajuda dos amigos”, acrescentou.

Nuno Meireles nasceu em Dezembro de 1976 na freguesia de São Gonçalo, em Amarante. Portador de Paralisia Cerebral, é licenciado em Engenharia Informática, pela Escola Superior de Tecnologias e Gestão de Felgueiras do Instituto Politécnico do Porto, mestre em Sociologia, pela Faculdade de Letras do Porto, e doutorando em Sociologia, na Universidade do Minho. Já editou três obras, o romance autobiográfico “A Vida e Eu” em 2007, e os romances ficcionais “Duas vidas, um destino”, em 2010, e “Amar Depois de Amar”, em 2013. Participou ainda na colectânea de contos e poesia “Lugares e Palavras de Natal – Volume II”, da editora Lugar da Palavra, em 2014.