Foto: DR

São quatro os campões de duas rodas que nasceram na freguesia de Sobrado, em Valongo. Razão pela qual se considera que o ciclismo “está no ADN” do município. Fernando Moreira, em 1948, Joaquim Leão, em 1964, Nuno Ribeiro, em 2003, e Rui Vinhas, em 2016, venceram a Volta a Portugal e como forma de homenagear a modalidade, a Câmara Municipal decidiu enfatisar a vida e obra dos seus “prodigios”, através do ‘Núcleo Evocativo do Ciclista’.

O espaço irá refletir “a tradição do ciclismo de Sobrado, tendo patente documentos e artefactos que guiam os visitantes, através de uma incrível viagem sobre a história desta modalidade, nomeadamente sobre os quatro ciclistas que venceram a prova rainha do ciclismo nacional”, explica a autarquia.

O novo equipamento vem, assim, complementar outras duas obras também promovidas pelo município de Valongo com o objetivo de homenagear a prestigiante história do ciclismo na Vila de Sobrado, são elas o livro «Sobrado – O Ciclismo e os Prodígios», da autoria de Paulo Felizes, e o documentário homónimo, da autoria de Ritshall Rameschandra Deuchande.

Este ‘museu’ pretende ser uma “fonte de inspiração” para “novas gerações que ainda estão a dar as primeiras pedaladas neste desporto, que tem tanto de fascinante como de exigente”, disse José Manuel Ribeiro, autarca de Valongo.

A inauguração desta nova infraestrutura, localizada no Largo do Passal, n.º 100, está marcada para segunda-feira, dia 4 de dezembro, pelas 18h30.