A Polícia Judiciária (PJ) deteve ontem, em Valongo, em flagrante delito, um homem de 33 anos, pela presumível autoria de um crime de tráfico de estupefacientes.

O suspeito foi surpreendido junto à sua residência, quando recebia uma encomenda ilícita, proveniente do Brasil, por via aérea, cujo conteúdo se encontrava carregado com cerca de 4,5 Kg de dimetiltriptamina, um poderoso alucinogénio mundialmente conhecido como “ayahuasca”, revela a PJ, em comunicado.

A embalagem vinha descrita como contendo um suplemento alimentar orgânico, mas levantou suspeitas junto das autoridades aduaneiras no aeroporto internacional do Porto, que comunicaram o caso à PJ.

As diligências investigatórias permitiram confirmar que o produto importado era, de facto, dimetiltriptamina, um psicoativo vulgarmente designado de DMT, extraído da folha de certas plantas, encontradas maioritariamente em países da América Central e do Sul, normalmente consumido sob a forma de chá.

Além deste alucinogénio, foram ainda encontradas na residência do suspeito outras drogas, designadamente canábis, sob a forma herbácea e resina, e uma pequena quantidade de cocaína destinada a consumo próprio.

O detido vai ser presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação de medidas de coação.