Foto: Verdadeiro Olhar

O ouro castanho dos aztecas e os livros que podem ser considerados uma forma de arte vão unir-se no evento ‘Chocolate com Letras’, que mistura esta iguaria doce com livros e que decorre da próxima sexta a segunda-feira, em Alfena, Valongo, no Parque Vale do Leça, com um programa que inclui música, dança, oficinas de ilustração, apresentação de livros e concertos.

Numa parceria entre a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal, este evento começa na sexta-feira à noite, às 22h00, com um encontro onde se juntam as tunas académicas Javardénica, Cientuna e ESAD.

No sábado, a partir das 14h30, os mais novos vão poder assistir à leitura animada do livro ‘A Casinha de Chocolate’, a famosa história dos irmãos Hansel e Gretel, seguindo-se a inauguração da Bioteca. Depois, a Associação Académica de Ermesinde apresenta ‘Valongo a Ler’, com duas actuações durante a tarde.

Às 15h30, as flores vão estar em destaque nesta festa doce e cultural com uma ‘Oficina de Ilustração Botânica, Ana Luísa Oliveira, a ilustradora da Trofa que se apaixonou pelas cidade do Porto, onde vive, e que além dos livros gosta de trabalhar os temas botânicos de diversas formas, experimentar vários processos e procurar sempre que sejam inteiramente feitos à mão, como a autora revela na sua página.

A tarde de sábado inclui ainda uma actuação do ‘Estúdio Próximo Passo’ e, ao final do dia, há ‘Música para bebés’ com a Associação Arte Im’ Anjos.

À noite, o grupo Mirage, com Diana Bastos, dá um concerto no palco do Parque Vale do Leça.

O domingo começa com a entrega de prémios do concurso ‘Escrita Criativa’ e, às 16h00, é lançado o livro ‘Novas Viagens ao Passado’, de José Luís Marques, que inclui uma sessão de autógrafos.  

De salientar que, José Luís da Silva Marques é natural da cidade de Alfena, concelho de Valongo, onde nasceu em 1962. O autor é engenheiro civil e este é o seu segundo livro editado, onde compila contos publicados, ao longo dos últimos anos, no jornal paroquial “Voz de Alfena”, aos quais se juntam muitos outros inéditos e nunca publicados. Escritos entre 2011 e 2018, retratam uma Alfena do século passado, numa viagem pelas tradições e costumes desse tempo.

Estes contos basearam-se em episódios do quotidiano Alfenense, que foram passados de geração em geração, reinterpretados e com alguma ficção à mistura. Grande parte das narrativas do livro foram-lhe contadas pelo seu pai, na infância, em redor da ceia, como era apanágio nas famílias, que apesar de humildes e pobres, tinham a cabeça cheia de sonhos. Outras basearam-se em acontecimentos reais, experienciados pela sua própria família.

A noite termina com um concerto, no Centro Cultural de Alfena, pela Associação os Filhos da Pauta, formada em 2008, por um grupo de amigos que se juntava para aprender a jogar cavaquinho, e que trabalha pela divulgação, recolha, estudo e preservação da música e das tradições populares portuguesas.

A Festa do Chocolate e das Letras vai ainda assinalar o dia da liberdade com o hastear da bandeira e a actuação da Banda Musical de S. Vicente de Alfena.

À tarde, a partir das 15h00, os presentes podem conversar com o médico Gustavo Carona. O anestesista e intensivista, que trabalha no Hospital de Matosinhos desde 2009, dedica-se a missões humanitárias. Já representou os médicos Sem Fronteiras e do Mundo, assim como a Cruz Vermelha Internacional em zonas de carência humanitária extrema, como a República Centro Africana, o Sudão do Sul, Burundi, Afeganistão, Síria, Iraque, Lémen e Faixa de Gaza. Desde cedo que tenta dar voz às vidas que lhe passaram pelas mãos e a um mundo que poucos querem ver, apelando à humanidade global com a sua escrita nos media e redes sociais e com numerosas intervenções públicas. É autor dos livros 1001 Cartas para Mosul e O Mundo Precisa de Saber.

O evento termina, com um concerto pela associação local ‘Chorum Dei Laetitia’. Segue-se a actuação do grupo ‘MTV 4 Dance.