Mude-se uma vez por todas… Não é TAP, é TAL! Transportes Aéreos de Lisboa. Aquilo que vimos ser o plano de retoma da atividade de uma companhia aérea de bandeira é uma vergonha. Novamente, o Norte do País é o parente pobre! Não há paciência, não há pachorra, não há entendimento que permita compreender o porquê de um tão desajustado e desequilibrado plano de retoma por parte da TAP.

E aí, sim, acho que a Associação Comercial do Porto esteve bem em intentar a providência cautelar. Porque os motivos e as perguntas são aceitáveis; as interrogações fazem sentido; o Norte é sempre prejudicado… É incrível que a região Norte do País continue a ser a região mais dinâmica, empreendedora e produtiva de Portugal e, ainda assim, acabe sempre por ser relegada para segundo plano. Até nisto! Até mesmo depois de se ter lançado o pré-aviso de que, manter o Norte de fora do desconfinamento aéreo, significariam problemas… A coberto sabe-se lá do quê, ainda assim, a TAP veio a terreiro desconsiderar o Porto, colocar o Norte de lado… É incrível o facto de ser com o aval do Governo que se assista ao estimular de um tipo de maniqueísmo no país entre o Norte e o Sul!

E é por isso que eu acho bem! Acho bem que os nossos impostos não sirvam para pagar a TAL… Se fosse a TAP, ainda admitia – com múltiplas cautelas – esse investimento de uns módicos mil milhões de euros que TODOS vamos pagar em impostos e nas “taxas e taxinhas” de qualquer maneira… Agora, investir esse dinheiro todo na TAL? Se querem investir na TAL, que invista a AML ou o Benfica ou o Sporting (para virem os famosos charters de chineses)! Tirem por Porto da equação da TAL… e metam a TAL no seu devido lugar, que no fundo é em redor da foz do Tejo! Tantos milhões por aí…Tantos milhões que vamos precisar no futuro… Melhor seria que os não esbanjássemos na TAL…