É sobejamente conhecida a expressão que intitula este artigo, sendo a mesma atribuída a um dos melhores treinadores do mundo, que orgulha Portugal além-fronteiras.

José Mourinho, goste-se ou não do seu estilo, aprecie-se ou não a sua “arrogância” na abordagem de alguns temas, mas a verdade é que o trabalho, a competência, a dedicação e a conquista de títulos falam por si.

José Mourinho já elevou bem alto, o nome de Portugal e do futebol português a todo o Mundo, tendo passado de treinador mediano a um treinador de elite, arrebanhando títulos europeus em diversos clubes, tarefa predestinada apenas aos melhores.

Assim, é justo reconhecer todo o percurso de um treinador luso, que orgulha Portugal e os Portugueses.

O seu regresso ao futebol inglês depois de um período de repouso, será porventura o recomeço de uma época auspiciosa em títulos e em boas performances desportivas

Mas se a expressão “Special One” é imputada a José Mourinho, graças a uma célebre conferência de imprensa que o mesmo realizou tempos idos, Portugal tem além deste, na actualidade mais dois “Special One”, concretamente Jorge Jesus e Fernando Santos.

Jorge Jesus, conseguiu ser feliz e tornar-se herói nacional no Brasil, ao vencer nos descontos, a Taça dos Libertadores diante do poderoso adversário, River Plate.

Desta feita, o minuto 90+3 foi de manifesta felicidade que ficará para os anais da história da vida e carreira de Jorge Jesus, assim como do próprio Flamengo que almejava a reconquista daquele troféu há várias décadas.

Paralelamente, outro treinador nacional faz correr rios de tinta, ao tornar-se com todo o mérito o melhor selecionador do Mundo em 2019, Fernando Santos.

São motivos de orgulho para Portugal e para os Portugueses, vermos compatriotas nossos singrarem nas suas modalidades.

São sinais que atestam a indiscutível valia e qualidade dos nossos treinadores e o reconhecimento do nosso país no exterior.

Há poucos anos, estas distinções seriam mera utopia, porém, o caminho vai-se fazendo e, tal como em diversas situações nas nossas vidas, o segredo para o sucesso e vitória, além da perseverança, resiliência, determinação e alguma ainda que qb abnegação e obstinação é nunca desistir.

Só é vencido quem desiste de lutar, pelo que, no futebol, na política, nas nossas vidas, nunca devemos deixar de lutar com afinco por aquilo me que acreditamos, e o tempo fará justiça na hora certa.

Parabéns aos distinguidos.

Parabéns PORTUGAL!!