O presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, presidiu, este domingo, à inauguração do sintético do Estádio de Campo – António Jorge da Costa, num investimento de aproximadamente 360 mil euros suportado pela autarquia e pela Junta de Freguesia de Campo e Sobrado.

Além da colocação do relvado sintético, a empreitada de requalificação deste equipamento desportivo incluiu a colocação de iluminação com novos postes e armaduras LED, sistema de rega, muros de vedação, fornecimento e colocação de redes, portões e cabine técnica, colocação de coberturas nas zonas destinadas a adeptos e no acesso aos balneários e ainda um novo pavimento na envolvente do campo.

O presidente da Câmara de Valongo assegurou que com a colocação do piso sintético no Estádio de Campo – António Jorge da Costa, todos os complexos desportivos do município passaram a ter condições únicas para a prática do desporto.

“Quando iniciamos funções deparámo-nos com um problema estrutural grave ao nível das condições dos nossos complexos desportivos, uma vez que só existia um campo público relvado. Conseguimos dotar os campos e estádios em todas as freguesias do respectivo com relvado sintético. Neste momento, todas as freguesias dispõem de um espaço público onde podem praticar futebol, com dignidade e isso reflecte-se no próprio crescimento do número de praticantes. Todos os clubes estão a aumentar o número de praticantes”, afirmou José Manuel Ribeiro.

O autarca salientou que o executivo da autarquia fez um investimento significativo para dotar as estruturas desportivas de relvados sintéticos, num esforço financeiro que superou um milhão de euros.

“Investimos mais de um milhão de euros, colocamos sintéticos, mas intervimos, também, ao nível dos balneários e ao nível da iluminação Led. Com este investimento em todas as estruturas desportivas conseguimos, por outro  lado, fazer com que os pais passassem a dispor de condições infra-estruturais para os seus filhos sem que estes tivessem de se deslocar dentro do concelho ou para outros concelhos para praticar desporto”, concretizou, adiantando que investir no desporto é a melhor forma de apostar nos jovens.

José Manuel Ribeiro realçou, também, a articulação que existiu com a Junta de Freguesia de Campo e Sobrado e que permitiu que este investimento fosse concretizado.

“Os 360 mil euros foram pagos a meias. Estas parcerias são vitais para o desenvolvimento das freguesias e do próprio concelho. É uma experiência que está a ser bem sucedida, mas o mais importante  para nós autarcas é a possibilidade de atrair os jovens para a prática do desporto, transmitir-lhes valores, formá-los enquanto homens e cidadãos para que não se percam nos caminhos da droga ou que se envolvam noutro tipo de problemas que, hoje, afectam as nossas sociedades.  Estamos a investir em fazer pessoas, homens, mulheres. Compensa muito todo o trabalho realizado”, confirmou.

“O meu executivo tem feito um trabalho muito empenhado no sentido de valorizar as serras do Porto, apostar no desporto outodor” 

O edil valonguense afiançou, por outro lado, que o seu executivo está a fazer um esforço significativo do sentido de valorizar as Serras do Porto e apostar no desporto outdoor.

“Também ao nível das infra-estruturas naturais o concelho tem a sorte de ter aqui a principal porta de entrada daquilo que são as Serras do Porto. O meu executivo tem feito um trabalho muito empenhado de dotar esta infra-estrutura verde. No ano passado inauguramos o Centro de BTT, o primeiro da Área Metropolitana do Porto, mais recentemente inauguramos o Centro de Trail Running, com 90 quilómetros, quatro trilhos numa Área Metropolitana com quase dois milhões de habitantes. Proximamente vamos apresentar os circuitos equestres”, asseverou.

O presidente do Sporting Clube de Campo, Paulo Rodrigues, admitiu que a intervenção realizada foi o culminar de um sonho antigo, um projecto que o clube e os sócios perseguiam há muito tempo.

Na empreitada de requalificação do equipamento, Paulo Rodrigues defendeu que com a intervenção feita no estádio o número de praticantes aumentou drasticamente.

“Os mais novos mobilizam os pais, a avós, os amigos e temos um plano de actividades até ao Verão que vai contribuir par trazer mais pessoas ao equipamento e fomentar a prática desportiva. Os jogos dos seniores têm, cada vez mais, adeptos a assistir aos encontros e é inegável que  o investimento feito contribuiu para trazer mais gente às actividades do clube”, salientou, frisando que o clube dispõe de um projecto que data de 2004 que pode potenciar, ainda, mais as condições físicas do clube, que consiste na construção da nova sede, da nova bancada, dos novos balneários.

“é na vertente da formação que temos apostado e dispomos de 75 jovens em actividade distribuídos por diferentes escalões”

O dirigente associativo realçou, também, o trabalho realizado pelo clube ao nível da formação. “Quero elogiar o trabalho de Rui Pereira tem realizado ao nível da formação. Começamos com a academia, o escalão de sub-10, sub-11 e os sub-13. Dispomos do escalão dos seniores e dos veteranos, que são outra vertente do clube, mas é na vertente da formação que temos efectivamente apostado e dispomos de 75 jovens em actividade distribuídos por diferentes escalões”, assegurou, sublinhando que o Sporting Clube do Campo é o único clube e associação que não cobra a mensalidade aos pais das crianças e dos jovens.

No total, incluindo os seniores e os veteranos, o Sporting Clube do Campo tem cerca de 115 atletas em actividade.

O presidente da União de Freguesia de Campo e Sobrado, Alfredo Sousa, reconheceu que este era um projecto aguardado há 20 anos que vai continuar a chamar os jovens para a prática desportiva e incutir-lhes novos hábitos e comportamentos de vida saudáveis.