A Parjovem – Associação Juvenil tem em curso um projecto para criar quatro percursos pedestres, para caminhada ou corrida, em Paredes. Os “Trilhos da Raposa” terão diferentes distâncias e já estão a ser sinalizados em Parada de Todeia, Sobreira/Recarei, Trancoso e  Terronhas. Os primeiros podem estar concluídos daqui a dois meses, depois de ser realizada a limpeza, manutenção e colocação de pontes em alguns locais.

A grande meta, explica José Sá, presidente da associação, passa por desafiar outras associações do concelho a fazer percursos idênticos que liguem a estes. “A ideia é estimular o nascimento de uma rede de percursos pedestres no concelho. Fazer uma grande rota que dê a volta ao concelho”, refere.

Aliar o desporto ao património natural e histórico do concelho de Paredes

Todos os anos a Parjovem organiza o Trail da Raposa, uma prova com quatro distâncias, desde a caminhada de 15 quilómetros ao ultra trail de 48 quilómetros, que conta em média com 2000 participantes. Este ano, a competição devia ter acontecido no passado domingo, mas foi adiada para 2021 devido à pandemia.

E foi esse o mote para pôr no terreno um projecto sonhado e em desenvolvimento há alguns anos, “que pretende aliar o desporto ao património natural e histórico do concelho de Paredes, e ao mesmo tempo tentar apoiar a economia local”.

A meta é criar quatro percursos para caminhada ou corrida designados Trilhos da Raposa, que irão sair de quatro estações/apeadeiros de comboio, levando até ao centro da cidade, integrando cerca de 50% dos trilhos já existentes na prova Trail da Raposa”. Um começa em Parada de Todeia (15km), outro em Sobreira/Recarei (22km), outro em Trancoso (30km) e o último em Terronhas (45km).

“Temos vindo a marcar os percursos que passam em caminhos públicos ou de servidão e, em alguns locais, são desviados pela estrada. Antes as pessoas tinham de vir ao trail para conhecer aqueles trilhos e locais, mas queremos dar a oportunidade de quem o quiser fazer para treinar, correr ou caminhar, o possa fazer todo o ano”, adianta José Sá. Estão também a ser pensadas alternativas de percurso para praticantes de BTT, face ao interesse demonstrado.

Daqui a uns dois meses devem já ser apresentados um a dois trilhos em definitivo. “Ainda é necessária limpeza e manutenção e algumas pontes para travessias e estamos a fazer tudo com voluntários”, salienta o presidente da Parjovem.

O principal objectivo é que o projecto seja sustentável, sobretudo no que toca à manutenção regular do percurso, para que nada falhe.

Serão divulgados através de um site e panfletos. “Queremos que isto seja o início de um projecto em evolução ao qual queremos ir acrescentando troços”, sustenta.

A segunda fase passa mesmo por aí, por “alargar a nossa iniciativa a outras associações/colectividades para se juntarem ao projecto” criando novos percursos interligados e definindo “uma grande rota em torno do concelho”.

“Um dos objectivos é que o concelho tenha mais uma oferta para todos os amantes do desporto e das caminhadas ao ar livre e com isso também captar e atrair novas pessoas para visitar o nosso concelho”, assume José Sá.

Esta iniciativa conta com a parceria do município de Paredes e de algumas empresas.