Foto: Fernanda Pinto/Verdadeiro Olhar

A Ordem dos Psicólogos Portugueses atribuiu à Câmara de Valongo o selo “Comunidades Pró-Envelhecimento 2020/2021”.

Trata-se de um galardão que distingue “políticas, programas, planos estratégicos e práticas demonstram um compromisso forte e efectivo com a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido ao longo de todo o ciclo de vida”.

Ao todo foram distinguidas 94 comunidades do país, entre elas a Câmara de Penafiel.

“Neste momento esta iniciativa torna-se ainda premente uma vez que reforça a necessidade de se perspectivar as comunidades como contextos de vida de excelência para a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido, com o objectivo último de construirmos uma sociedade coesa, equitativa, inclusiva, saudável e segura, que promova o bem-estar e a contribuição cívica de todos os cidadãos, durante todos os momentos do ciclo de vida. São comunidades, em que apesar das dificuldades e dos problemas, trabalha-se de forma sistémica de modo a que o envelhecimento dos cidadãos seja feito com mais bem-estar e saúde”, refere a organização.

Publicidade

Já a Câmara de Valongo salienta que para esta distinção destaca-se o contributo decisivo do Programa “ASA – Acreditamos Seniores Activos”, de acesso gratuito, dirigido a pessoas com idade igual ou superior a 62 anos, residentes no concelho de Valongo.

A “Academia Sénior”, o “Vamos ao Baile” e a “Colónia Balnear” são alguns dos projectos ASA, promovidos com o objectivo melhorar e preservar a saúde e a qualidade de vida da população sénior, explica o município em nota de imprensa.
“Pretende-se diminuir o sentimento de solidão e isolamento, aumentar os níveis de auto-estima e desenvolver o sentido de cidadania activa, através da dinamização de actividades de aprendizagem ao longo da vida e de ocupação dos tempos livres”, acrescentam.