A Associação de Danças e Cantares de Villa Bonelli quer preservar o património cultural de Boelhe, assim como das localidades vizinhas, através da recuperação de letras e salvaguarda do canto das janeiras, como identidade e património.

Por isso, criou um projecto denominado “Serões da Aldeia”, que já permitiu a formação do Grupo de Cantares Tradicionais, a edição de um e-book, com seis letras recuperadas, assim como a gravação de três cantos de janeiras.

Com vista à dinamização da cultura, assombrada pelos “constrangimentos da pandemia”, o grupo refere, em comunicado, que voltou “aos estrados de madeira percorrendo diversas localidades de Portugal, representando a cultura e as tradições da região e das gentes do Tâmega”.

Neste contexto, este fim-de-semana, o Rancho Folclórico de Boelhe reuniu num jantar convívio, um momento partilhado por uma centena de pessoas, como membros do grupo, amigos, familiares, associados e autoridades civis.

A colectividade diz-se “optimista em relação ao novo ano”, exemplificando que participaram no Encontro de Janeiras, organizado pela Câmara Municipal de Penafiel, na Festa de Reis, do Centro Escolar de Boelhe, e visitaram o Hospital Padre Américo – Vale do Sousa.

Todas estas iniciativas são trabalhosas, mas é compensador ver “o carinho e a alegria que estes convívios proporcionam nas nossas gentes”, destacou na mesma nota, Fernando Vieira da Rocha, do Racho Folclórico de Boelhe.

Publicidade