A população das freguesias de Parada de Todeia, Recarei e Sobreira, do município de Paredes, ofereceu um automóvel ao diácono Edgar Leite, no final do estágio pastoral, que realizou naquela paróquia, mas o gesto “mereceu críticas por parte dos moradores”.

A notícia é avançada na edição de hoje, do Jornal de Notícias (JN), que contou que, no dia 17 de Julho, e após receber o presente, o sacerdote enalteceu o gesto na sua página de Facebook, dizendo que “gostava de uma forma simples de agradecer a todos os que, de várias formas, contribuíram para ser aquilo que sou hoje”. “Obrigado a todas as ‘formiguinhas’ que de forma discreta permitiram que este dia fosse como foi. Sei que nunca conseguirei chegar a todos, contudo gostava que todos sentissem a minha gratidão”, lê-se.

Segundo o diário, a “ideia partiu da Comissão Fabriqueira, que deu início a um peditório, porta a porta, nas três freguesias”. O carro, que terá um valor comercial que ronda os 23 mil euros, é da marca Volvo.

Edgar Ferreira Leite tem 27 anos, é natural da freguesia de Sendim, Felgueiras, e formou-se no Seminário Maior do Porto. Esteve dois anos a fazer estágio pastoral nas paróquias de Parada de Todeia, e terá sido orientado pelo padre Pedro Sérgio.

Segundo a página da paróquia, Edgar Leite foi ordenado no dia 11 de Julho, numa celebração que, e devido à pandemia, decorreu à porta fechada.

E se há pessoas que “agradecem o trabalho do diácono na freguesia, louvando o reconhecimento”, também surgiram “criticas” nas redes sociais, em relação a esta oferta, avança ainda o JN.

Na página de Facebook das três paróquias, há um depoimento, gravado dias antes da sua ordenação, onde Edgar Leite conta que optou por ir para o seminário, “contagiado por Deus, e por um padre que era muito bem-disposto, cativava e provocava” e que tinha uma apostura “descontraída”.

Mais tarde, optou por entrar no seminário, e percebeu que a sua vida “só fazia sentido com Deus”.

Entretanto, Edgar Leite já foi nomeado pároco de Lamoso (Sta Maria), Penamaior (Divino Salvador) e Sanfins de Ferreira (S. Pedro), da Vigaria de Paços de Ferreira.