O município de Paredes está a elaborar o Plano Municipal de Combate e Prevenção à Violência Doméstica e de Género e vai desenvolver um conjunto de acções de sensibilização sobre o tema pelo concelho.

O projecto será orientado pelo Pelouro da Acção Social da autarquia, liderado pela vereadora Beatriz Meireles, e desenvolvido por etapas, sendo que algumas das acções irão desenvolver-se ao abrigo do Contrato Local de Desenvolvimento Social – Quarta Geração.

Na primeira fase, será promovido um acompanhamento especializado em função da capacitação de documentos de referenciação e serão dinamizadas acções de formação e sensibilização junto da comunidade local e outros agentes.

Na próxima quinta-feira, pelas 21h00, o Centro Escolar de Rebordosa vai receber uma dessas acções, com a participação de Madalena Oliveira, mestre em Ciências Forenses e doutorada em Psicologia, que está a coordenar o trabalho deste projecto.

No dia 17 de Outubro, é a vez do Auditório de Sobreira receber esta acção, também pelas 21h00, e, a 15 de Novembro, será no Centro Escolar de Sobrosa, pela mesma hora. A participação nestas acções está sujeita a inscrição.

Nas fases seguintes, decorrerá a capacitação dos/das técnicos/as e apoio às entidades.

O Protocolo de Colaboração será brevemente celebrado entre o município e a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e estabelece que o município deverá garantir serviços de atendimento, informação e encaminhamento às vítimas de violência doméstica, designadamente através do trabalho em rede.

A vereadora sublinha, em nota da autarquia, que, “apesar dos progressos verificados no combate e na prevenção deste crime violento, os números são particularmente alarmantes: em 15 anos foram assassinadas mais de 500 mulheres em contexto de violência doméstica, e nos primeiros meses deste ano já morreram 21 mulheres e uma criança, factos que colocam o assunto nas prioridades da acção política da autarquia, reforçando o compromisso do governo nesta matéria”.