O município de Paredes decidiu encerrar temporariamente equipamentos Municipais de utilização pública após reunião efectuada, esta segunda-feira, com a Delegada de Saúde, o presidente do ACES Tâmega II – Vale do Sousa Sul, os agrupamentos de escolas, as corporações de bombeiros e as delegações da cruz Vermelha para avaliar a situação do novo coronavírus, Covid-19.

De entre os equipamentos municipais de utilização pública, o município decidiu encerrar temporariamente piscinas, ginásios, pavilhões, biblioteca, Loja Interactiva do Turismo de Paredes e Casa da Cultura, mantendo em funcionamento os edifícios da Câmara Municipal e Serviços Técnicos.

“Os serviços que permanecerão abertos devem ser procurados pelos munícipes somente em situações urgentes, devendo-se privilegiar o contacto via telefone (255 788 800) ou email (geral@nullcm-paredes.pt)”, afirmou o presidente da Câmara de Paredes, Alexandre Almeida, no comunicado que se encontra publicado na página oficial da autarquia.

De acordo  com o chefe do executivo, não existem razões para alarmismo.

“ Não há motivo para alarmismo no Concelho de Paredes. No cumprimento do sentido de seriedade, responsabilidade e solidariedade, o município dá prioridade ao Plano de Contingência activo, mantendo o permanente acompanhamento dos procedimentos e recomendações decretadas pela Direcção-Geral da Saúde (DGS)”, informou.

O autarca paredense esclareceu, também, que serão cancelados todos os eventos que envolvam um elevado número de pessoas, nomeadamente população com mais idade, as actividades do “Mais Vida Activa”, “Diabetes em Movimento”, “Viver Melhor”, o “Baile da Primavera”, assim como o  Grupo de Trabalho para a Inclusão e iniciativas associadas.

Ficam, também, cancelados a Liga Boccia Sénior, o  Primavera Festival da Flor e a Feira do Livro.

“Aconselhamos todos os munícipes seguirem rigorosamente as recomendações decretadas pela Direcção-Geral da Saúde. O município de Paredes continuará em permanente contacto e estreita colaboração com as autoridades, nomeadamente a Delegada de Saúde, a Direcção-Geral da Saúde, ACES e Ministério da Educação, e informará das eventuais alterações/revisões ou medidas complementares que venham a ser adoptadas em função da evolução da situação”, referiu, acrescentado que a autarquia está a adoptar medidas de contenção que serão revistas e actualizadas em função do evoluir das situações e orientadas pela DGS.

“A Câmara Municipal de Paredes procederá à actualização da informação sempre que se justificar”, confirmou.