A Câmara Municipal de Paredes desafia comunidade a escrever ensaio sobre Luís de Camões. O repto foi lançado hoje, quando se assinala o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. A autarquia pretende ainda destacar os 500 anos do nascimento do poeta (1524-1580).

O ensaio só pode preencher uma página A4 e tem de ser enviado até ao próximo dia 30 de junho, para o endereço biblioteca@nullcm-paredes.pt 

O texto selecionado será publicado na sétima edição da Revista Cultural “Orpheu Paredes”.

O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor assinala-se, anualmente, a 23 de abril. Proclamado na 28.ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 1995, tem como propósito encorajar a leitura e promover a proteção dos direitos de autor. Destaca-se ainda a importância dos livros enquanto elemento basilar da educação e do progresso de uma sociedade.

Esta data foi escolhida com base na lenda de São Jorge e o Dragão, adaptada para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge (Sant Jordi) e recebem, em troca, um livro, testemunho das aventuras do heroico cavaleiro. 

Neste dia é, também, prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare, Cervantes e Inca Garcilaso de la Vega, falecidos em 1616, exatamente em abril.