Paredes celebra a Semana Europeia da Mobilidade com objectivos sustentáveis

Durante a campanha, o trânsito será cortado na rua Dr. José Correia de forma a valorizar a extensão pedonal existente no Parque José Guilherme

0

Hoje, em Paredes, marca-se o início da 19.ª Semana Europeia da Mobilidade, promovida pela Comissão Europeia, cujo tema deste ano é “Emissões Zero, Mobilidade para todos”.

De 16 e 22 de Setembro, juntando-se à iniciativa que conta com a participação de várias localidades, Paredes procurará organizar acções de sensibilização para a mobilidade inclusiva sustentável para todos, sem emissões para a atmosfera, declara a autarquia em nota.

Entre as diversas iniciativas agendadas, incluem-se o “dia europeu sem carros”, assinalado a 22 de Setembro, onde as ruas estão fechadas ao tráfego automóvel e abertas apenas para peões, bicicletas, trotinetes eléctricas, entre outros. Este ano, a rua Dr. José Correia, em frente à Biblioteca Municipal será cortada ao trânsito, entre as 9h00 e as 18h00, de forma a valorizar a “extensão pedonal” para usufruto no Parque José Guilherme.

Tendo em conta a pandemia Covid-19, as actividades da Semana Europeia da Mobilidade estarão centradas na divulgação online, dando importância aos transportes zero emissões e à promoção de uma mobilidade inclusiva.

Segundo a autarquia, Paredes tem apostado na promoção da mobilidade suave no concelho, particularmente no modo pedonal, uma forma económica e amiga do ambiente para curtas e médias distâncias, complementando-a à utilização de outros meios de transporte. Além disso, o município tem promovido a generalização da infra-estrutura pedonal, garantindo condições adequadas do ponto de vista da acessibilidade, inclusão e comodidade, tendo em conta a segurança dos utilizadores.

Com isto, a Câmara Municipal de Paredes diz pretender, “dar o seu contributo para a redução de emissões de gases com efeitos de estufa, promovendo a redução da intensidade do consumo energético, em articulação com uma diminuição da pegada ecológica e do ruído, melhorando a qualidade do ar”.

Estão ainda previstos, segundo o município, um investimento de mais de cinco milhões de euros na requalificação e expansão da infra-estrutura pedonal, com uma extensão de mais de 40 quilómetros de passeios, espalhados por todas as freguesias do concelho.