Se gosta de Lousada e quer ver o concelho crescer, leia este texto. Caso contrário, não perca o seu tempo.

Eu não sei se uma imagem vale mais do que mil palavras (se assim for, as minhas vão valer de pouco), mas o que é verdade é que elas se sucedem com uma velocidade vertiginosa, cada vez mais na vertical, no nosso ecrã de telemóvel. E como quem não é visto não é lembrado, é forçoso aparecer, mostrar-se vivo. Isto não é uma crítica, é tão-só uma constatação. A mim não me incomoda ver as férias felizes do Zé, os filhos lindos da Maria… Pelo contrário, adoro ver gente feliz. O que me incomoda é ter de pagar para ver gente aparecer. Também sorridente, é certo, e bem aprumada. ‘De que estará ela a falar?’, interrogar-se-ão alguns.

Como todos têm notado, as televisões, volta e meia, aparecem cá por Lousada, na Volta a Portugal em Bicicleta, por exemplo (este só custa 37 500 euros). Outras vezes, são os membros do executivo que se deslocam aos estúdios televisivos. E rolam imagens e mais imagens no Facebook (este é gratuito, mas só este). Agora, que estamos em época de eleições, juntam-se dois em um: promoção do concelho e campanha do PS, pelo mesmo preço. O preço que todos pagamos. Sim! Porque os lousadenses têm de saber que a maior parte disto é pago com o seu dinheiro. E não são tostões. São milhares de euros! É bom divulgar Lousada, dirão alguns. Não nego. Mas será preciso gastar tanto? Eu considero que não. Lousada precisa unicamente de alguém que saiba catapultá-la para a ribalta, com eventos que se afirmem, sem que precisem de dinheiro à frente para aparecerem na televisão ou nos jornais. Como acontece, aliás, aqui bem próximo, em Penafiel, com o Escritaria, o Dia dos Avós ou a Noite Branca.

Mas não é só. Todos nós, nos últimos meses, temos assistido ao frenesim que é a montagem de palcos e tendas. Os eventos pululam de forma surpreendente. Como já fez notar o vereador Leonel Vieira, em reunião de Câmara, e não foi desmentido, o custo dos eventos realizados num mandato e toda a logística a eles associada, bem como a divulgação, ascende a dois milhões de euros. Não são tostões, são milhões. Muitos gostarão de festas e animação. Eu também gosto, mas entendo que é necessário critério nos gastos públicos. Não é só abrir os cordões à bolsa. Porque, enquanto isso, há estudantes a precisarem de ajuda para concluir os seus estudos, idosos em dificuldades…

E àqueles que estão a ler este texto e a pensar que tudo isto é “politiquice” e “a campanha eleitoral a começar”, eu quero dizer que é, de facto, preciso muita imaginação e esforço para que a oposição consiga passar a sua mensagem, porque a força das imagens de quem pode subir ao palco todas as semanas para fazer campanha com o nosso dinheiro é muita. Contudo, acredito que os lousadenses vão arriscar na mudança, não se deixando iludir  por estes palcos mediáticos, para que o concelho seja notícia pelo que é e não pelo que paga para aparecer.