Os vereadores do PSD na Câmara de Paços de Ferreira querem isentar o pagamento de taxas do lixo e água para empresas e famílias que sofreram quebras no seu rendimento com a COVID-19.

Em comunicado, os social-democratas dizem ter enviado à Câmara e ao presidente do conselho de administração das Águas de Paços de Ferreira um ofício em que reforçam estas propostas que já tinham apresentado.

“Os vereadores do PSD apresentaram estas medidas na expectativa de que as famílias e empresas que se encontrem a sofrer dificuldades possam beneficiar delas até ao fim do corrente ano. Este ofício é feito já em desespero de causa para, pelo menos, estes dois meses, em que as empresas estiveram fechadas, não tenha de suportar encargos financeiros por um serviço de que não beneficiaram”, defende o vereador Joaquim Pinto, citado em comunicado.

“Não é uma questão de foro político mas sim de justiça social. Se é certo que a Autarquia já implementou medidas para as pessoas em dificuldade é uma questão de justiça que quem não produziu resíduos pelos motivos (extraordinários) em causa, não tenha de pagar taxa de resíduos. Ora, é o que se passa com os nossos comerciantes e industriais: foram ‘obrigados’ a parar a sua actividade e deixaram de produzir resíduos, pelo que é justo que não sejam obrigados a pagar por algo que não produziram”, alega ainda, lembrando que foi o próprio presidente da Câmara que apelou às empresas que parassem a laboração.