O processo de reconhecimento da orientação sexual nos jovens, e principalmente complexidade na revelação da homossexualidade é o tema a ser explorado na próxima sessão de Pais, Mães & Companhia que se realiza no próximo dia 9 de Outubro, pelas 10h30, no Fórum Cultural de Ermesinde.

Também conhecido como a «saída do armário», o coming out é um processo complexo de transformações interpessoais que culmina com o reconhecimento da orientação sexual do indivíduo. Sabemos que os jovens têm conhecimento da sua orientação sexual cada vez mais cedo – por volta dos 12 anos – e que o momento de se assumirem surge por volta dos 16 anos. Este processo de revelação cria um sentimento de liberdade e honestidade no indivíduo e nas relações interpessoais que estabelece, nomeadamente com a família de origem. No entanto, nem sempre acontece de forma tranquila. Alguns jovens continuam a ser confrontados com incompreensão, discriminações e até violência dentro e fora da família.

Telmo Fernandes,  sociólogo, formador, membro da Associação ILGA Portugal e com vasta experiência na educação, famílias e direitos das pessoas LGBT ( Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) será o convidado da sessão que relança o Pais, Mães & Companhia, uma iniciativa da Divisão de Educação, Acção Social e Desporto da Câmara Municipal de Valongo. O tema será abordado em conjunto com representantes da AMPLOS (Associação de Pais e Mães pela Liberdade de Orientação e Identidade de Género).

A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória, até às 17h00 do dia 7 de Outubro, através do formulário www.cm-valongo.pt/pmc2016 ou do e-mail iniciativas.educacao@nullcm-valongo.pt ou 911 021 575 / 224 227 900. O Espaço Internet assegura o acolhimento de todas as crianças, a partir dos 24 meses, durante o tempo de duração da sessão. Este é um serviço também gratuito, mas sujeito à lotação do espaço, sendo obrigatória a inscrição prévia da criança.